Se fossemos analisar o caminho e a história da cor no mundo, com certeza, esse texto não teria fim. Evoluções atrás de evoluções, tintas, tecidos, papéis até chegarmos nas cores digitais. Inúmeros cursos buscam ensinar fotógrafos, produtores e diretores a trabalhar com as paletas de cores no cinema e na fotografia, e quando se imagina que o assunto está esgotado, sempre surge algo novo.
Se você ainda não sabe o que é uma paleta de cores ou não entende bem sua importância, antes de continuar lendo o post, assista este pequeno vídeo abaixo que explica o que é uma paleta de cores e como escolher uma. O vídeo tem apenas 2 minutos e é muito explicativo:
A cor em qualquer ramo que seja diz muito sobre a obra. Sensações e sentimentos, tudo está ali sendo comandado por ela. O enquadramento, a luz e a narrativa são complementares, dignos de uma pauta específica para cada, sabemos de suas importâncias individuais, e da soma na obra.
Um perfil no Instagram chamado Color Palette Cinema, com quase 2 milhões de seguidores, vem analisando as paletas de cores de cenas cinematográficas. A melancolia, o medo, o prazer, a audácia de um personagem, todas as cores ali detalhadas e expostas para análise. Olhares bem treinados identificam a emoção que uma cena carrega antes mesmo do personagem entrar em seu ápice.
Então, se você quer entender mais a influência e o significado das cores na fotografia, uma ótima dica, é começar a seguir o perfil do Color Palette Cinema e aproveitar os conteúdos já publicados no Feed com um material muito bom.