7 hábitos dos fotógrafos que atingiram o sucesso na carreira
Existem coisas básicas que fazem de alguém um grande fotógrafo. Fazer ótimas fotos é apenas uma delas. Em qualquer profissão, não é possível ir muito longe sem que se tenha continuidade. E a continuidade é produto do hábito. Criar um hábito, então, é algo muito bom a se fazer. Confira abaixo 7 hábitos dos fotógrafos que atingem o sucesso na carreira, listados por Ugo Cei para o 500px.
- Conheça totalmente os recursos e possibilidades de sua câmera
Para obter o melhor de cada clique, é essencial estar tão familiarizado com sua câmera quanto possível, assim você muda rapidamente a configuração da câmera sem nem mesmo precisar olhar para ela. Além de adquirir esse conhecimento através da prática fotográfica, uma forma útil de conhecer sua câmera “de olhos fechados” é colocá-la dentro de uma sacola plástica e, em seguida, tentar ajustar as configurações com a mão lá dentro. Repita esse procedimento até ter acertado a configuração que você havia escolhido mentalmente.
- Prática, prática e mais prática
Esta faz parte da clássica frase: a prática leva à perfeição. E não é praticar de vez em quando, é praticar sempre, exaustivamente. E uma nota importante: muitas vezes você vai achar seu trabalho ruim. Mas fique tranquilo, isso faz parte do processo de aprendizagem (e de autocrítica, só não exagere). Henri Cartier-Bresson já dizia: “Suas primeiras 10.000 fotografias são as piores”.
- Vá além da sua própria expectativa e rotina
Você quer se tornar um fotógrafo eficaz? Bom. Basta ter em mente que há sacrifícios a fazer, como se levantar muito (muito!) cedo para conseguir aquela luz do nascer do sol ou ficar lá fora durante a noite enquanto todo mundo já foi dormir.
- Seja um mestre de pós-processamento
A dura realidade é que uma fotografia não está terminada até que seja desenvolvida e processada. “Era uma vez… Eu teria dito que uma fotografia não está terminada até que seja impressa, mas os tempos mudaram”, diz Ugo Cei. Até mesmo uma fotografia tirada direto da câmera já foi minimamente processada pela própria câmera.
Qualquer pessoa hoje em dia pode fazer um trabalho decente no pós-processamento graças a grande quantidade de softwares bons, além dos materiais didáticos disponíveis para aprender pós-processamento. Para se destacar do resto, você precisa se tornar realmente bom no que faz. E não há substituto para a vontade de aprender e muita prática.
- Inspire-se com seus pares
Nenhum artista cresce no vácuo. Você não pode crescer sem olhar o trabalho de seus colegas, seja em livros, exposições ou online. Olhar para grandes imagens, no entanto, é só mais uma das coisas a fazer. Se você quiser ser um fotógrafo de sucesso na carreira, você precisa olhar para o que os outros fotógrafos estão fazendo, trabalhos que sejam também eficazes. Inspirar-se no que é realmente bom.
- Compartilhe seu conhecimento
“Crie o hábito de doar livremente o que você aprendeu e você vai colher o que semeou mil vezes”, diz o fotógrafo Ugo Cei. De fato, não é legal ter tudo guardado a sete chaves como o maior segredo do Universo. Compartilhando conhecimento você ajuda outros fotógrafos a crescerem e cresce junto também.
- Ser um gênio do marketing
Muitas pessoas vivem sob a ilusão de que a vida de um fotógrafo profissional é composta de uma longa sequência de sessões fotográficas (e talvez com um pouco de pós-processamento no meio disso). A realidade é que a fotografia em si toma entre 10% e 20% do tempo de um fotógrafo profissional. O resto é dedicado aos negócios e uma grande parte para o marketing. A boa notícia é que as redes sociais nos dão um grande conjunto de canais de marketing e são grátis em boa parte. É essencial que o fotógrafo aprenda como vender seu negócio para ter sucesso na carreira.
Muito bem!
Mais dicas para fazer uma boa foto.
Excelente as dicas, minha câmera já está com quase 20.000 cliques e eu ainda não a domino 100%, vira e mexe e aprendo um recurso novo.
Acho que pensar antes de clicar e não sair metralhando tudo que vê é o caminho pra entender o que está fotografando. Experimentar sem compromisso e descobrir novas idéias é muito importante também.