Tendência

7 filmes com uma excelente fotografia que todo fotógrafo precisa assistir

Quem ama fotografia, normalmente, também é apaixonado por filmes e cinema. Afinal, filmes são a fotografia em movimento. Então, observar a luz e a composição cinematográfica ajuda muito na evolução da sua fotografia. Por isso, fizemos uma lista com 7 filmes com uma excelente fotografia e que todo fotógrafo deveria assistir:

1. O Grande Hotel Budapeste

Escolhemos O Grande Hotel Budapeste como o de melhor fotografia porque é o mais dinâmico e o mais ousado visualmente. Simetria e paletas de cores vibrantes são apenas alguns dos estilos da assinatura do diretor Wes Anderson, e seus filmes parecem completamente diferentes de qualquer outro filme de qualquer outro diretor.

filmes com excelente fotografia

2. O Regresso

filmes com excelente fotografia

Você pode pausar O Regresso (The Revenant) em qualquer ponto do filme e se surpreender com a imagem estática na tela. As tomadas panorâmicas viscerais do diretor Emmanuel Lubezki das planícies nevadas de Dakota parecem ter saído diretamente da National Geographic.

3. Dunkirk

Dunkirk é tão impressionante quanto A Origem (vencedor do Oscar de Melhor Fotografia). Hoyte van Hoytema é o diretor de fotografia por trás do filme, filmando em 65mm IMAX e 65mm em grande formato. Dunkirk é escassa em diálogos, mas pesada em atmosfera, dividida em três aspectos distintos – terra, ar e mar – da Batalha de Dunkirk.

filmes com excelente fotografia

4. O Farol

O diretor Jarin Blaschke nos abençoa com grãos cheios de nostalgia e filmes em preto e branco que nem são produzidos desde a década de 1920. O efeito foi emulado especificamente para o filme. A estética antiga do Farol combina perfeitamente com o cenário do século XIX e o enredo abstrato. A proporção quadrada e o uso preciso do quadro dentro de um quadro dão a O Farol uma sensação quadrada e isolada (que se encaixa perfeitamente com todo o filme ambientado em uma ilha segregada).

filmes com excelente fotografia
O Farol possui uma excelente fotografia em preto e branco

5. Blade Runner 2049

Roger Deakins volta a aparecer com paisagens ainda mais enevoadas e escurecidas em Blade Runner 2049 , que deu novas dimensões artísticas ao gênero de ficção científica. Este filme envolveu a tela com neblina laranja e iluminação neo-noir, e foi ótimo.

Deakins ganhou um Oscar por seu trabalho cativante em Blade Runner 2049 , privilegiando silhuetas nítidas e panoramas cinematográficos. Os cenários áridos do deserto – repletos de estátuas altas e quebradas – contrastam com a cidade distópica superlotada.

6. O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford tem uma fotografia incrível. Roger Deakins nos impressiona com seu uso criativo da iluminação, usando-a para guiar nossos olhos com cintilações e chamas, sem medo do espaço negativo. A câmera desliza sem esforço para conectar a imagem com o significado, mantendo o ritmo lento do filme.

7. Macbeth

Nunca houve uma cena de batalha tão elegante ou poética como a de Macbeth . O diretor de fotografia Adam Arkapaw transforma sangue, sujeira e poeira em cores ricas e esfumaçadas sem perder a força ou a tensão.

Uma espécie de beleza assombrosa é realizada por Macbeth , casando o melodrama lírico de Shakespeare com a brutalidade do assassinato e da guerra. Os visuais expressionistas de Arkapaw foram filmados em formato anamórfico, evocando a elegância rústica da arte na Idade Média.

Leia também: 10 vencedores do Oscar de Melhor Fotografia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.