Destaque Dicas de Fotografia

7 conselhos indispensáveis para fotógrafos que estão começando

Foto: The Spragues

O momento em que começamos na fotografia pode proporcionar uma tonelada de diversão. É divertido aprender, conhecer novos mundos. Mas como todo mundo desconhecido, às vezes a fotografia pode parecer muito complexa e cheia de informação. Confira abaixo 7 dicas simples para começar tranquilo esta deliciosa descoberta.

Foto: The Spragues
Foto: The Spragues
  1. Aprender primeiro, equipamentos depois

Sabe quando se diz que você deveria gastar seu dinheiro com experiência de vida? Apesar de a experiência ser fugaz por natureza, ela se tornam parte de quem você é e não apenas algo que você possui.

Esse é um ótimo conselho de vida, mas é ainda melhor (e subestimado) na fotografia. Na escolha entre um novo corpo de câmera ou lente, e um workshop com uma viagem para um local incrível, a maioria de novatos vai escolher o equipamento. Não cometa esse erro.

Foto: Marsel van Oosten
Foto: Marsel van Oosten

Gastar em oficinas bem avaliadas ou passeios fotográficos em lugares incríveis, deixando para depois atualizar o copo da câmera, talvez seja algo absolutamente necessário. O famoso fotógrafo da National Geographic Jim Richardson disse uma vez: “Se você quiser ser um fotógrafo melhor, fique na frente de coisas mais interessantes”.

  1. Fotografe para si mesmo, não para os outros

Isso é irônico vindo do site 500px, nossa fonte, pois eles são justamente um banco de imagens que vende fotos “para os outros”. Mas, se você está fotografando para ganhar likes ou comentários, saiba: você está fazendo isso errado. Aliás, isso se aplica a toda arte. Mas, especialmente para um fotógrafo iniciante, há apenas um público para quem ele deve fotografar: para si mesmo.

Foto: Jaromir Chalabala
Foto: Jaromir Chalabala

Fotografe o que você ama, sinta prazer no que faz, capture coisas que o inspiram e o movam. E certifique-se, principalmente, que aquilo que você está fotografando lhe dá alegria. Se a fotografia se tornar um trabalho para toda vida, é preciso gostar do que se faz. Quanto mais você gosta de seu trabalho, é bem provável que ele se torne cada vez melhor.

  1. Limite-se a um propósito

Uma das melhores maneiras de se aprimorar sendo um iniciante é criar algo que limite você. Isto aplica-se ao tipo da fotografia, mas aqui vamos falar sobre outra limitação: o equipamento.

Foto: Valentin Kouba
Foto: Valentin Kouba

Fotografe apenas com um smartphone por um mês inteiro e veja o que acontece com a sua capacidade de visualizar uma composição boa quando você sabe que a qualidade da imagem não é tudo aquilo; ou limite-se a uma única lente para dois ou três meses e note a sua apreciação e compreensão desse equipamento.

  1. Encontre seu nicho

Esta é uma extensão do ponto anterior. O primeiro conselho para iniciantes, embora eles raramente queiram ouvi-lo. Todo novato tem sonhos de ser Jimmy Chin, Steve McCurry, Henri Cartier Bresson e Paul Nicklen – e tudo ao mesmo tempo. Mas você não pode dominar fotos de aventura, viagem, rua e a vida selvagem de uma só vez.

Foto: Vadim Trunov
Foto: Vadim Trunov

Experimente com diferentes tipos de fotografia, sim. Não estamos dizendo para você partir para o nicho imediatamente. Mas uma vez que você tiver encontrado algo que gosta mesmo, o seu foco deve ser fazer aquilo. Você ficará surpreso com o quão mais rápido vai melhorar em alguma coisa quando deixar de lado a necessidade compulsiva de fazer tudo. Especialize-se. Encontre o seu nicho e foque nisso.

  1. Vá devagar

Uma das coisas que perdemos com a explosão da fotografia digital é a apreciação do tempo. Aprenda a respirar, desacelerar, explorar adequadamente o quadro (e de forma lenta), fazer a preparação completa e, só então, fotografar. E fotografar pacientemente.

Foto: Sarawut Intarob
Foto: Sarawut Intarob

Pressionar o botão do obturador deve ser o culminar de preparação e pensamento. Você está esboçando as composições que você gostaria de capturar? Quando você não está fotografando, você está olhando no seu LCD o tempo todo? A fotografia digital é ótima, mas tente fotografar como se você só tivesse 36 cliques a sua disposição. Vá devagar, vale a pena.

  1. Conecte-se, participe de um grupo de fotógrafos

Há muitas comunidades de fotógrafos no Facebook, sobre todo tipo de fotografia. Basta você digitar “fotografia” ou “fotógrafo” na busca da rede social para encontrar ótimos grupos de discussão.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela

Fotografar isolado pode ser interessante, mas fazer parte de um grupo de amantes da fotografia para apontar erros ou oferecer perspectivas que você pode nunca ter pensado é incrivelmente útil. Além disso, conectar-se com outros fotógrafos e compartilhar seu amor pela fotografia com o mundo em geral é extremamente gratificante.

  1. Prática, prática e mais prática!

O último conselho é o mais importante. Músicos praticam, estrelas do esporte praticam. Não importa o que você escolhe fazer na sua vida: você tem que praticar para chegar lá. Então, por que na fotografia vai ser diferente? Se você quiser que o seu dedo no obturador esteja completamente sincronizado com seu pensamento, vai ter que treiná-lo pouco a pouco para que isso aconteça. E, lembre-se sempre: não desista. Você nunca vai saber onde pode chegar se desistir no início do caminho. “O caminho se aprende caminhando” (Moisés Esagui).

Foto: The Spragues
Foto: The Spragues

banner_fineart