O fotógrafo Matej Sokol não se considera um fotógrafo profissional, mas apenas um “autodidata que ama natureza, montanhas e viagens”. Quando algo lhe chama atenção, ele faz uma fotografia. Sokol cria belas imagens da natureza ao seu redor. Sua ideia foi compartilhar algumas dicas diferentes das que encontramos por aí, quase sempre dadas por fotógrafos realmente profissionais.
“O que eu gostaria de compartilhar como um fotógrafo amador é como eu entrei para a fotografia, quais os erros que cometi, e algumas coisas que, do meu ponto de vista, me ajudaram muito”, disse ao site 500px. Leia abaixo os 7 conselhos de Matej Sokol para iniciantes na fotografia:
- Consiga a câmera certa
Este é o ponto onde começa a nossa história: a câmera. Alguns de nós ganhamos uma câmera, outros começam com fotografia móvel, outros compram uma DSLR já de início. Eu li muitos artigos de renomados fotógrafos que diziam que o equipamento não é tão importante, que você tem que ser perspicaz, ter bom olho para a composição, a exposição correta e assim por diante… Mas tenho visto muitos iniciantes decepcionados com suas câmeras, e não as usando porque são muito pesadas para carregar, ou muito difíceis de entender, ou muito caras para usá-las nesta ou naquela ocasião.
Megapixels e tamanho do sensor não são as únicas coisas que contam. Às vezes, um modelo mais antigo, mais barato pode funcionar melhor para você porque os controles são mais fáceis de entender, ou a câmera é mais leve, ou não tem características demais que distraiam você.
O truque é pensar um pouco antes de escolher sua primeira câmera. Como, por quê e quando você quer usar sua câmera? Você quer carregá-la por todos os lugares? Você precisa de lentes intercambiáveis? E quanto à ergonomia: a câmera se encaixa bem na sua mão?
Compre a câmera que você irá utilizar, não a câmera que você acha que precisa ou a que tentam lhe vender na loja. É interessante tentar usar a câmera que você quer antes de comprar, fazer uns testes, algumas fotos. Uma boa ideia é pedir a ajuda de um amigo que já tenha uma câmera parecida também.
- Torne-se amigo de sua câmera
Ok, você comprou uma câmera, ótimo! Para muitos, agora vem a decepção. Por quê? Porque quanto melhor (ou mais cara) for a câmera que você comprar, menos coisas que ela faz por você. Você tem que fazê-la funcionar, e funcionar como você quer que ela funcione. Eu estava na mesma situação: minha primeira câmera foi uma DSLR, um grande salto depois da câmera do celular, e de repente faltava algo nas minhas fotos, elas estavam um tanto maçantes, apagadas, acinzentadas. Minha câmera tinha muitos recursos e configurações que eu não entendia, então fui atrás do manual, de dicas em sites e fórum e em buscas no Google.
O que fazer? Obtenha conhecimento técnico de como sua câmera funciona. Confira o artigo “24 partes da câmera que todo fotógrafo iniciante deve conhecer”. Fotografe em modo manual (o “M” em algumas câmeras) para aprender como usá-la. Experimente, faça testes.
- Faça MUITAS fotos
É bom estudar sobre fotografia, ler muito sobre fotografia, ver vídeos sobre fotografia, mas você não vai conseguir fazer aquela grande foto se não tiver fotografado muitas vezes antes. Fotografe muito, em vários tipos de locais e situações, de noite e de dia; isso vai fazer com que você conheça cada vez melhor sua câmera também.
Tente pensar sobre o lado técnico de fotografia enquanto você está fotografando. Observe a composição, aprenda a ler a luz, aprenda a aguardar o momento certo para fazer a foto. Pode ser qualquer momento: às vezes é o nascer do sol, outras vezes um homem cruzando a cena. Quanto mais você pratica, mais preparado estará para fazer boas fotos.
- Aprenda a fazer a mágica do pós-processamento
Fotografe o mais cru possível. Deixe o preto e branco e outras mudanças para o pós-processamento. Programas como Lightroom, Photoshop ou outro aplicativo de edição de fotos tem um preço baixo se compararmos com o custo de lentes, câmeras, tripés. Na fotografia digital, mais da metade do processo é feito em seu computador. E para isso, é bom ter um computador rápido. Computadores muito antigos podem travar com esse tipo de programa rodando.
- Encontre inspiração
Faça parte de um site de compartilhamento de fotos (como o 500px). Procure por fotografias de coisas que você gosta, que inspiram você. Observe essas fotos, cada detalhe, estude-as, pense como o fotógrafo as fez. Você pode se inspirar também vendo filme. Observe suas cenas favoritas de um filme e verifique como a composição, iluminação, cores e formas criam a cena.
- Obtenha feedback
Peça a opinião de seus amigos que também trabalham com fotografia ou a tem como um hobbie; converse com as pessoas cujo trabalho você admira. Faça parte de um fotoclube ou um grupo de fotógrafos, caso exista na sua cidade. Ouça os conselhos, pense sobre eles, aplique-os, mas não perca a sua própria voz no processo.
- Divirta-se
Faça isso. Não se esqueça!
FONTE: ISO 500PX