6 dicas para fotografar em locais com pouca luz
Fotografar em locais com pouca luz ou à noite é um desafio para alguns fotógrafos. O canal Mango Street preparou algumas dicas de como usar a luz baixa a seu favor. Esse pode ser um bom exercício para se colocar em prática e na hora da necessidade já fotografar conhecendo o seu equipamento e a técnica necessária para aquele momento.
1) Usando a luz atrás do modelo
A primeira dica trata-se de usar as luzes existentes no ambiente atrás do modelo. A iluminação pode ser usada como luz de recorte de cabelo, procure posicioná-lo em um ângulo que você consiga encaixar a luz da rua na posição certa da cabeça do modelo e então focar em seu rosto.
2) Luz de celular e celofane
Não há regras na iluminação de rua, portanto você pode usar a lanterna do celular a seu favor. A dica é usar um pedaço de celofane para mudar a cor da luz branca e forte ao iluminar o rosto do modelo. O LED também pode ser utilizado para a criação da imagem. Além de iluminar o assunto cria-se uma atmosfera diferente na imagem.
3) Velocidade do obturador
Quando você estiver fotografando com pouca luz será necessário abrir o obturador. Esta terceira dica é que você encontre uma velocidade confortável para segurar a câmera mantendo a imagem nítida, caso essa seja a sua vontade na hora da criação claro. Se for necessário utilizar uma abertura maior use um tripé para estabilizar a câmera. O uso do ISO fica por conta do gosto de cada fotógrafo. Algumas pessoas gostam do efeito do pixel na imagem e outras não, tudo depende da criação e do fotógrafo. Para saber mais sobre a tolerância do ISO na fotografia confira a matéria clicando aqui.
4) Escolhendo a lente
É claro que para fotografar com pouca baixa será sempre indicado que o fotógrafo use uma lente com melhor abertura. No caso a lente utilizada nessas fotografias foi uma 35mm f/1.4 (veja aqui modelos e opções). Ótima abertura, bastante luz e boa distância focal, mas nem todo mundo pode comprar uma lente dessas. Por isso a grande importância de se estudar fotografia e entender o limite do seu equipamento para não ter surpresas na hora de trabalhar e saber o que está fazendo.
5) Focando com baixa luz
Apontar a câmera com o autofoco ligado para um objeto sem luz não vai dar muito certo. Por isso na hora de focar utilize uma lanterna, mire no objeto enquanto a câmera foca, depois desligue a lanterna e faça a foto.
6) A edição
A edição é outro ponto que fica por conta do gosto de cada fotógrafo, mas a nossa dica aqui é que você não perca algumas coisas importantes nessa imagem. Por exemplo: iluminar a imagem deixando-a muito granulada e perdendo a atmosfera especial criada pelas partes escuras da imagem. Você pode utilizar uma iluminação mais pontual no rosto e nas mãos do modelo.