Fotografia noturna

9 dicas para tirar fotos à noite com seu telefone

Fotografar à noite ou em ambientes com pouca luz é sempre um grande desafio. Por isso, o site EyeEm compartilhou um texto com 9 excelentes dicas que vão ajudar você a fotografar à noite com seu celular ou smartphone e obter resultados muito bons. Diz o texto: “Depois que o sol se põe e as luzes da cidade ganham vida, você tem uma opção: deixe sua câmera de lado até que a luz do dia retorne ou assuma o desafio de fotografar no escuro. A fotografia noturna com seu smartphone pode ser assustadora: você encontrará pouca luz , contraste extremo e ruído irritante da câmera. Felizmente, você pode contornar essas limitações de maneira criativa para capturar fotos bonitas, às vezes lindamente surreais da noite. Aqui estão 9 dicas para fotografia noturna com o seu telefone:

Como usar o flash fora da câmera?
Foto: Matheus Bertelli / Pexels

1. Use aplicativos para exposições longas

Ao fotografar com pouca luz com uma câmera profissional você simplesmente usa uma longa exposição. Mas o que é a longa exposição? Basicamente, é quando o obturador fica aberto por um período longo, que pode ir de 1 segundo (1″) até vários minutos, expondo o sensor ou filme por mais tempo do que o habitual. Nos controles das câmeras aparece da seguinte forma algumas velocidades do obturador: 1/250, 1/125, 1/60, 1/30, 1/15, 1/18, 1/4, 1/2, 1″, 2″, etc… Mas no celular como controlar ou ajustar a velocidade do obturador? Apps! Isso mesmo. Existem alguns aplicativos específicos para fotografar à noite para você controlar por quanto tempo o obturador da câmera permanece aberto. Isso, geralmente o aplicativo padrão do seu celular não faz. Então, você precisa de um app para fazer fotos noturnas. É o caso do Camera FV-5 e Night Camera, disponíveis para Android, e do Moonlight, disponível para iOS (aqui neste link tem mais 5 opções para iPhone). Depois de baixar o aplicativo, para fazer fotos à noite sempre use longa exposição com velocidade de 1 segundo, 2 segundos, etc.

noite
arquitetura

2. Mantenha o celular estável

A melhor maneira de impedir que as fotos fiquem tremidas, desfocadas ou borradas durante a captura com uma longa exposição é manter a câmera estável. Nesse caso, convém usar um tripé móvel ou segurar o celular de maneira mais firme possível. Se necessário apoie sua mão em uma parede ou balcão durante o momento do clique. Isso é fundamental para a foto ficar nítida.

noite
Vista baixa ângulo, de, iluminado, brandenburg, portão, contra, céu claro, à noite

3. Capturar movimento

Uma coisa legal de fotografar à noite é que podemos brincar muito com as fotos. Por exemplo: luzes do carro. Defina seu telefone para uma longa exposição e enquadre uma estrada movimentada com carros. É uma ideia que pode ser infinitamente variada: barcos em uma baía, carros atravessando uma ponte ou até aviões voando acima. As fotos vão ficar com risco e efeitos muito criativos e bonitos.

iluminado

4. Atreva-se em fotos abstratas

A escuridão pode impedir que você obtenha a foto perfeitamente iluminada. Mas as longas exposições e grandes contrastes realmente proporcionam uma grande oportunidade para tirar fotos abstratas ou surreais: considere a escuridão como um pano de fundo na frente do qual você pode isolar formas e cores – isso tornará suas fotos mais misteriosas, mais estranhas e também mais maravilhosas.

iluminado
dentro de casa

5. Obtenha o melhor do flash do seu telefone

Quando está escuro, você sempre pode usar uma luz extra. Por isso, é conviniente usar o flash do seu telefone. Como o flash tem uma luz um pouco dura e chapada, existem algumas maneiras de adaptá-lo. Tente colocar papel branco ou tecido sobre o flash para suavizar a luz ou use um plástico colorido para dar uma sensação diferente. Você também pode usar o flash para iluminar bastante objetos próximo a você – o que fará com que ele se destaque com uma boa luz.

6. Use uma fonte de luz externa

Hoje em dia, existem todos os tipos de acessórios móveis incríveis, em particular aqueles que permitem controlar a iluminação das suas fotos noturnas melhor do que o flash embutido no telefone. Um bom exemplo é o anel de luz (ring light para smartphone). Não se limite: lanternas, lâmpadas, luzes de bicicleta são maneiras úteis de obter iluminação extra em sua foto.

equipamento de iluminação
noite

7. Estilize sua foto com grãos e preto e branco

Pouca luz e ISOs altos podem causar ruído na sua foto. Mas um pouco de grão não o estraga: edite sua foto para corrigir essas falhas. Por exemplo, os grãos são frequentemente valorizados pelos fotógrafos por seu efeito dramático. Tem uma foto muito granulada e sem cores excelentes? Apenas faça preto e branco, talvez ilumine um pouco e você imitará um estilo fotográfico muito clássico.

noite
Mercado ao ar livre lotado à noite

8. Aproveite a iluminação de fundo

A noite pode ser um momento para encontrar situações extremas de iluminação, e a luz de fundo é apenas uma maneira de obter um efeito visual criativo. Capture silhuetas em frente às vitrines das lojas, nas luzes da rua ou onde quer que as luzes brilhem convenientemente atrás do objeto.

Pessoas no concerto de música contra o céu à noite
Ciclismo estacionado na calçada à noite

9. Abrace as luzes da noite

Luzes da cidade e fachadas de lojas, letreiros de neon e luzes estroboscópicas – você simplesmente não consegue isso durante o dia, então reserve um tempo para ver como usá-los de forma criativa.

Close-up de texto aberto iluminado
paisagem urbana