5 razões para ter lentes com grande abertura

Lentes de grande abertura oferecem versatilidade e possibilidades criativas que todo fotógrafo precisa ter em conta no momento de escolher seu equipamento. Por isso, este artigo é dedicado a reforçar as razões pelas quais o fotógrafo deve ter pelo menos uma lente de grande abertura, como uma 50mm 1.4 ou 1.8 (uma das mais baratas do mercado). Abaixo, você também tem um vídeo sobre o assunto. Vamos aos cinco motivos que julgo essenciais:

iPhoto Channel_Colunista_Christian Camilo_Artigo

Trabalhar o foco seletivo (contraste): com uma lente de grande abertura podemos trabalhar o efeito de foco seletivo, que consiste em dar destaque e contraste para algum elemento da cena. Claro que a distância focal da lente tem um grande papel nesse efeito, contudo, ter a possibilidade de uma grande abertura, como f/2, f/3.5, amplia muito a possibilidade criativa do foco seletivo.

Performance em ambientes de pouca luz: a principal diferença entre um trabalho profissional e um amador hoje em dia está na capacidade de registrar fotografias em ambientes de pouca iluminação. Uma lente com grande abertura dá ao fotógrafo margem para utilizar uma sensibilidade de ISO mais baixa. Isso impede a presença de muito ruído na fotografia e favorece a tonalidade de cores do resultado final.

Nitidez (principalmente em lentes de grande distância focal): lentes de grande distância focal, como uma 300mm, são muito sensíveis ao movimento do que está sendo retratado e também à falta de estabilidade na mão do fotógrafo. Por isso que lentes de grande distância focal de maior valor oferecem o controle de redução de vibração. O recomendado é sempre utilizar um tripé ao usar essas lentes, pois há uma grande chance de a fotografia sair tremida. Uma lente com grande abertura possibilita que o fotógrafo use uma maior velocidade de obturador, o que reduz ainda mais a chance de a foto sair tremida!

Difração: a difração afeta o aspecto da resolução final de uma imagem. O efeito de difração ocorre quando fotografamos algo utilizando uma abertura muito pequena. Por exemplo, f/15. Os feixes de luz atingem de maneira irregular o sensor de nossa câmera e por essa razão ocorre uma perda de qualidade no resultado final. Algumas câmeras digitais de sensor cropado e APS-C estão expostas ao efeito de difração num fstop muito baixo, como f/7. Por isso, uma lente que ofereça maiores aberturas dá uma maior margem de qualidade antes de a câmera e a lente utilizada começarem a sofrer os efeitos da difração.

Bokeh: o efeito de bokeh é conhecido por desfocar e ampliar pontos de luz que ficam no fundo de uma cena. Quanto maior a abertura de uma lente e maior for a distância focal, maior será esse efeito. Por isso, mais uma vez, uma lente de grande abertura se faz essencial para um belo resultado.

Algumas lentes recomendadas de grande abertura

ANGULARES FIXAS

  • Roukinon/Samyang 14mm f/2.8, sem foco automático (câmeras DX, APS-C e full-frame)
  • Nikon 14mm f/2.8 (câmera full-frame)
  • Canon 14mm f/2.8  (full-frame)

LENTES PARA RETRATOS FIXAS

    • Samyang/Roukinon 85mm f/1.4, sem foco automático (câmeras DX, APS-C e full-frame)
    • Nikon 85mm f/1.4G (full-frame)
    • Canon 85mm 1.8 (full-frame)

poses-perfeitas

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Olaq Christian
    Sou um amador em fort

    ola Christian
    Sou amador em fotografia, comprei um D 3200 da Nikon e uma lente 18 – 140 para ter um pouco mais de zoom , porque a lente do kit 18-55 é uma lente de alcance limitado. Qual a melhor lente para grande distãncias a 70-300, ouço muito palavras que não gostam desta lente, mas não explicam o porque? Voce poderia explicar esta questão. Agradeço antecipadamente.

    1. Luiz, segue a resposta do Christian: “Essa lente é considerada ‘ruim’ porque ela é de abertura 4.5-5.6. Significa que em 300mm você estará com uma abertura de 5.6, que limita em muito o controle de tempo de exposição e sensibilidade, no sentido de que você precisará de muita luz para não ter uma fotografia tremida. Sem luz você vai ter que deixar um tempo de exposição muito lento, o que compromete o foco nítido e o congelamento. Ou então terá que subir muito o ISO, o que, dependendo da câmera, compromete muito a imagem. Veja este vídeo sobre tempo de exposição: http://camiloart.com/tempo-de-exposicao-congelando-ou-derretendo/. Talvez te ajude!