5 passos para gravar ótimos vídeos com o seu smartphone para o Youtube e Instagram

Uma das tendências que se destaca nos últimos anos é fazer vídeos para internet, mais precisamente para a plataforma do Youtube e Instagram. Os “Youtubers” e “Instagrammers”, termo utilizado para definir os produtores e influenciadores digitais que compartilham seus vídeos nas plataformas, tornaram-se febre no mundo todo.

Foto: Kamyar Rad
Foto: Kamyar Rad

Seguindo essa vertente, muitas pessoas desejam criar seus vídeos e compartilhar com todos, porém acabam encontrando dificuldades no caminho, principalmente em relação aos equipamentos de produção audiovisual, que são caros e pouco práticos. Se você é um desses, calma, nem tudo está perdido! Preparamos para você algumas dicas de como produzir seus vídeos com qualidade, usando o seu celular e equipamentos de baixo custo:

1. Configurando seu smartphone

A maioria dos Smartphones atuais possuem duas câmeras (frontal e traseira). Se possível, utilize sempre a câmera traseira do seu celular. Ela possui uma melhor qualidade de imagem comparada à frontal. Existem algumas opções na hora de gravar seus vídeos, como a resolução. Procure sempre usar as opções HD (1280 x 720 pixels) ou Full HD (1920 x 1080 pixels). Alguns celulares já gravam em 4K (3840 x 2160 pixels), porém mesmo sendo um formato de altíssima qualidade, o ideal é evitá-lo, pois geram arquivos muito pesados, necessitando de um computador ou celular potente (e caro) para editá-los.

 2. Tripé

Ficar segurando o celular enquanto grava nem sempre é uma boa opção. Além de limitar seus movimentos, a imagem ficará tremida. Existem tripés exclusivos para celulares e você pode encontrá-los por um preço bem acessível. Se você quiser economizar, pode até construir seu próprio tripé. Existem dezenas de vídeos na internet ensinando, como esse, do canal “Manual do Mundo”:

3. Iluminação

Um fator muito importante no vídeo é a iluminação. As câmeras de celulares são muito pequenas e por isso não conseguem captar toda a luz necessária para obter uma imagem com qualidade em ambientes internos. Porém, se você colocar uma lâmpada direcionada para si, terá luz em excesso, que deixará a iluminação do seu vídeo com aspecto pouco agradável. Para conseguir uma iluminação agradável você pode utilizar um “Softbox”: uma caixa em que é colocada uma lâmpada dentro e possui uma das laterais aberta, que é coberta com um material translúcido, como um papel vegetal. Você pode encontrar com facilidade o Softbox para venda em lojas especializadas em fotografia ou na internet, porém o preço pode ser um pouco salgado. Se seu orçamento está curto (e se você foi um bom aluno nas aulas de arte), você pode criar um softbox em casa, utilizando materiais de baixo custo, como apresentado no vídeo abaixo. Outra opção também muito boa são os ring lights ou anéis de luz. Você pode comprá-los prontos ou também fazer um de forma caseira como mostramos neste post

4. 1,2,3… Gravando?

Após encaixar o celular no tripé, ligar o softbox ou ring light e se posicionar em frente a câmera, está tudo pronto para gravação? Ainda não… Um fator muito importante na hora de gravar um vídeo com o seu celular é o modo como o mesmo está posicionado. Se ele estiver “em pé”, ele gravará o vídeo na vertical e se ele estiver “deitado”, gravará o vídeo na horizontal. Não existe uma regra para isso, porém vale lembrar que na produção audiovisual os vídeos sempre foram gravados na horizontal e por isso, o próprio Youtube trabalha com esse formato, então ao gravar na vertical e compartilhar no Youtube, seu vídeo ficará com duas tarjas pretas na vertical, cada uma de um lado do vídeo, o que ocupará um terço da área destinada ao vídeo. Ou seja: espaço desperdiçado.

5. Programas e Apps de Edição

Existem vários programas para edição de vídeos, tanto para computador quanto para celular. Para computador, os mais conhecidos são o “Adobe Premiere”, “Sony Vegas” e “Final Cut”. Entretanto, esses programas são pagos e seu valor pode ser um pouco salgado para nós brasileiros. Existem editores gratuitos, como o Edius e Movie Maker, que podem ser ótimas opções para quem não pode desembolsar centenas de dólares em um programa de edição. Se você quer praticidade e não precisa de ferramentas profissionais de edição, existem aplicativos de edição de vídeo para smartphones, como o “Adobe Premiere Clip”, o “Inshot Video Editor“, o Androvid e o “FilmoraGo”. Com eles você pode editar, inserir trilha sonora, utilizar efeitos de transições e até fazer alguns efeitos de animação e o melhor, são aplicativos gratuitos.

Foto: Burak Kebapci
Foto: Burak Kebapci

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Muito obrigado por explicações tão boas , práticas, e bem simples, isso me encorajou a começar a gravar em meu canal que a cerca de um ano o abri e não tinha coragem pra começar e agora tenho interesse de aprender e ir em frente, Deus os abençoe.