5 erros de fotógrafos na internet
A internet é um meio de comunicação que revolucionou a maneira de nos relacionarmos com a fotografia. Portanto, é importante saber utilizá-la para divulgar seus trabalhos da melhor maneira. Em um vídeo do canal Fotologia Vlog, Augusto Gobatto apresenta os 5 erros mais comuns que fotógrafos cometem ao utilizar a internet na divulgação do seu trabalho. Assista abaixo:
- Fotógrafo agente secreto – A pessoa trabalha com fotografia, mas ninguém sabe disso, nem os familiares, nem os amigos. Normalmente ela cria a página no Facebook e espera que os outros adivinhem que precisam seguir. Todo mundo precisa saber que você é fotógrafo. Se você quer que as pessoas te encontrem, precisa mostrar como é legal ser fotógrafo, como você é apaixonado por fotografia, e como faz seus clientes felizes.
- Chamada para ação complicada – Ninguém gosta de ter que ligar e agendar um erviço, então evite jogar a responsabilidade do contato para o seu cliente com frases como “peça seu orçamento” e “ligue e agende seu ensaio”. Em vez disso, use uma abordagem mais simples para descobrir quem tem interesse no seu trabalho e então faça você mesmo a parte de entrar em contato com o cliente para oferecer o serviço.
- Só pensar em aumentar seguidor – Não meça seu sucesso pelo número de seguidores. O número de seguidores não está relacionado com o número de pessoas que vão ver suas publicações. Foque em ser uma solução incrível para o seu público, criando mais engajamento com seu conteúdo.
- Não medir os gastos/gastar no lugar errado – Fotógrafos gostam de investir no Facebook. O grande problema é que, na maioria das vezes, estão investindo da maneira errada. Se você investe dinheiro no Facebook e não mede os resultados, não sabe quantas pessoas fecharam contrato com você através dessa divulgação e pode estar jogando dinheiro fora. Descubra quanto você precisa investir no Facebook (ou outras redes sociais) para que uma pessoa feche um contrato.
- Não trabalha lista de email com antigos clientes – Quase todos os fotógrafos pegam o email do cliente na hora de fechar o contrato. Eles já são seus cliente e já gastaram com você. Que tal vender de novo? Monte uma estratégia para atingir essas pessoas por email ou por WhatsApp. Saiba como aproveitar a lista de antigos clientes e faça promoções de datas comemorativas, por exemplo.