5 dicas para se tornar um fotógrafo freelancer
Muitos fotógrafos levam a vida como freelancer. E muitos outros desejam engatar sua carreira num bom fluxo de trabalho freela. A liberdade e flexibilidade para escolher a própria rotina de trabalho são realmente tentadoras. Mas não ter um chefe demanda algumas responsabilidades extras. Certifique-se de que você tem o compromisso de fazer o trabalho para você mesmo, sem ninguém te cobrando. E de que você não está apenas tentado fazer esta mudança porque odeia seu chefe, ou porque lhe falta motivação. Veja a seguir algumas dicas para ter sucesso como freelancer.
- Ponha as engrenagens para funcionar
Se você não quer cortar seus laços completamente com o seu empregador, mas está farto de fazer malabarismos em seu emprego o tempo inteiro para conseguir fazer os freelas que aparecem, existem algumas opções. Você pode solicitar horários de trabalho flexíveis de seu empregador. Não é garantido que isso vá ser permitido, mas é possível negociar. Fora isso, você pode tentar um contrato de tempo parcial. Novamente, não é garantia, mas alguns empregadores podem estar abertos à ideia de modificações no ritmo de trabalho ou redução do horário. Tudo depende de tentar negociar primeiro.
- Como construir uma base de clientes
Para ser um fotógrafo freelancer bem sucedido, você tem que gastar um bom tempo à procura de trabalho. Há muitos sites que anunciam trabalho freelancer, como o Trampos. Agências de emprego também podem ter oportunidades para freela, assim como grupos de emprego no Facebook. É preciso estar ligado em todas as oportunidades.
Tenha sempre um cartão de visita para qualquer trabalho que pintar. Nunca se sabe… Você pode estar num bar, numa festa e alguém comentar que precisa de um trabalho fotográfico que você poderia realizar. E não basta dizer o que você faz, você precisa mostrar como pode ser útil para seus clientes. Por exemplo, vender seu peixe dizendo que “como fotógrafo, eu ajudo empresas a parecerem mais profissionais através de sua imagem bem trabalhada, tornando assim possível de a empresa atrair mais clientes”.
Você vai precisar garantir que os clientes possam encontrá-lo. Tenha seu portfólio em seu site e inclua depoimentos de outros clientes para mostrar melhor suas competências através do olhar externo. Tenha redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, mas certifique-se de que as pessoas consigam encontrar fácil seu contato e site para pedirem orçamentos e outras informações.
- É tudo sobre o dinheiro
Você já decidiu o quanto você vai cobrar? É fácil descobrir. Tente verificar alguns dos sites dos seus concorrentes. Será que eles exibem o quanto cobram? Se não, peça um orçamento como se você fosse um cliente interessado. Não parece completamente ético, mas essa é uma prática de vendedores e negociadores em todo o mundo.
É possível também perguntar antes para seu cliente quanto ele poderá gastar, para então decidir se este valor é ou não suficiente para o serviço que você irá prestar. E se você precisa de capital inicial para começar sua vida de freelancer, há também empréstimos para pequenos empresários. Mas certifique-se que esse empréstimo será suficiente para você conseguir fazer mais dinheiro (e pagar o próprio empréstimo, assim como ter o lucro além deste valor para se manter). Sempre vá com cautela na hora de fazer um empréstimo, pense bem, calcule bem.
- Faça coisas não-fotográficas
De acordo com o 500px, em um estudo recente se descobriu que a maioria dos freelancers são mais felizes do que os empregados. Mas é preciso ficar atento, pois o seu trabalho e sua vida podem se misturar em um só. É importante para você manter alguma separação entre os dois.
Pela qualidade do seu trabalho (e sua própria sanidade), é bom criar limites para que ambos os aspectos de sua vida tenham tempo de respirar. Planeje as férias com antecedência, caso contrário você nunca vai tirar férias. Exercite-se. Quando você se exercita, seu corpo libera endorfinas, que provocam um sentimento positivo e diminuem o stress.
- Sábio conselho
O ícone empreendedor James Caan disse uma vez que “o maior erro que eu já vi em iniciantes é a relutância em registrar as transações do fluxo de negócios. Deixar de manter um registro deste dobrará sua carga de trabalho, porque você vai ter que se lembrar da data de cada recibo, nota fiscal e verificar para que serviam”.
Para muitos freelancers, a contabilidade é vista como uma tarefa cansativa ao invés de uma função-chave na gestão de um pequeno negócio (o que é, na realidade). E, como resultado, o processo de apresentação e gerenciamento de contas do negócio são muitas vezes deixados de lado, afetando seriamente o empreendimento mais tarde. Uma falha para resolver a sua papelada em tempo hábil pode resultar em você pagar mais impostos do que o necessário ou, pior ainda, ser penalizados por atraso pela Receita Federal.
FONTE: 500PX
Dicas legais, mas acho o básico e ainda dá para avançar muito nisso.
Dear writter,
Nice to see my picture in your artikkel, but i do not recall giving permission for using this picture.
No need to remove it, but it would have been nice if it was asked before using someones work
Kind regards,
Erwin Bergkamp
We’re sorry, an image has been removed.