5 dicas para fotografar um editorial de moda com o celular

Muitos fotógrafos podem até torcer o nariz pelo fato de que todo mundo que tem um celular nas mãos hoje pode se achar um pouco fotógrafo.  O celular democratizou a fotografia e a forma como as pessoas usam as suas imagens para se expressar e serem vistas – e eu não vejo nenhum problema nisso e nem me sinto ameaçado pelas imagens feitas com o celular.

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra

Pelo contrário, tento levar para o mundo dos smartphones conceitos e técnicas da fotografia profissional e me desafiar com um novo olhar sobre as coisas. Foi com essa “cara de pau” que eu resolvi fotografar um editorial inteiro pelas ruas de Milão com um smartphone. Aqui vão algumas dicas sobre esse assunto.

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
  1. Tudo é luz

A primeira coisa que tenho um imenso cuidado, independente se tenho um smartphone ou uma câmera profissional é com a luz.  Fotografia vem do grego (foto=luz/grafia=escrita) que significa escrever com a luz. Quer tirar boas fotos? Preste muita atenção na quantidade e na qualidade da luz disponível. Em algumas situações usar o flash do celular era a única opção, mas eu tentei evitá-lo. Achei mais interessante usar e abusar da luz natural, o dia estava nublado e a luz difusa me ajudou a criar uma imagem mais homogênea.

 

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
  1. Foca no foco

O celular tem um ótimo sistema de foco automático, mas com um pouco de conhecimento é possível compor melhor o foco e o desfoque dos elementos.

Se você tocar na tela, pode controlar melhor para onde quer direcionar o ponto focal. Mas não espere o mesmo foco dos equipamentos profissionais, eu preferi investir em imagens mais amplas do que detalhes para solucionar maiores interferências.

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra

Closes ou fotos muito próximas dos modelos podem ficar desproporcionais, dependendo da qualidade da câmera do seu celular. Já existem no mercado, objetivas que imitam as lentes profissionais adaptadas para o celular e que podem corrigir isso. Eu optei por não usar nenhum desses recursos aqui.

  1. Preste atenção no fundo

O meu editorial é grande parte na rua, mas eu procurei selecionar o fundo para que a roupa e os modelos se destacasse. Busquei perspectivas, arte urbana e fachadas de um restaurante. A escolha do fundo ajuda a compor o resultado final.

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
  1. Nem sempre o centro é o melhor

Geralmente coloca-se o objeto ou a pessoa bem no centro da fotografia, eu conheço muitos fotógrafos que tem pavor de sair da zona do conforto. É necessário conhecer a técnica, para depois tentar quebrá-la. Mais do que isso, sair do centro, pode lhe trazer mais dinamismo e fazer a imagem ficar mais impactante. Variar o olhar pode trazer uma perspectiva diferente daquela com a qual se está acostumado e isso pode deixar a foto muito mais interessante.

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra

Eu gosto de observar bastante a cena, o local, os modelos e as pessoas em volta e tentar variar os ângulos. A mobilidade do celular me permitiu mais liberdade de movimentos e o fato de subir, descer, agachar e até fotografar com apenas uma mão, me fez experimentar novas formas de ver a mesma cena.

  1. Filtros ou edição extra

Diante do abuso pelos infinitos filtros, eu tenho investido na imagem o mais próximo do natural possível. No máximo uso o PB em alguma ou outra imagem e talvez eu destaque as cores em outra, mas fora essas pequenas correções, eu optei em deixar a imagem muito próxima daquilo que eu vi na hora que estava fotografando.

Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra
Foto: Vanilson Coimbra

Mais fotos, sigam o meu instagram : @vanilsoncoimbra e @officeimshoot

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2 Comentários

  1. Excelente trabalho e artigo. A visão do fotógrafo é tudo – escolher o local, atentar-se aos detalhes, aproveitar a luz…

    Pequena correção: faixada = enfaixada, fachada = lado do edifício.

  2. Muito bom a matéria. Mostra que paradigmas podem (devem) ser quebrados e que no mundo da fotografia quem faz a foto não é a máquina e sim quem está atrás dela.