5 dicas para fazer ótimas fotos de seu cão e gato

Seja você fotógrafo profissional, amador ou de fim de semana, uma coisa é certa: se na sua casa tem um bicho de estimação, esse animalzinho também é seu modelo. Quem não gosta de tirar fotos de seu cão ou de seu gatinho? Eu gosto. Meu Instagram, pelo menos, só tem fotos de guitarras e da minha gata.

Jason Checkla
Jason Checkla

Essas dicas aqui são bem legais para quem admira esses ótimos modelos. Elas foram originalmente publicadas pelo fotógrafo Jason Checkla no PetaPixel. São especiais para quem gosta, quem tem ou que quer ter animais de estimação. Para quem quiser mais dicas de fotografia, pode navegar direto pela categoria.

  1. Conheça o seu animal de estimação

É meio óbvio, mas é super importante conhecer o seu animal ou o bichinho que você vai fotografar. Porque muitas das melhores fotos acontecem naqueles momentos em que o seu gato ou cão estão mostrando a personalidade. E pra isso você precisa, obviamente, conhecê-lá. Se você tem um animal preguiçoso, considere fotografá-lo durante o sono.

Foto: Jason Checkla
Molly. 6D com EF 35mm f/2 IS | Foto: Jason Checkla
Foto: Jason Checkla
Thompson. 6D com 135mm f/2L | Foto: Jason Checkla
Foto: Jason Checkla
Dixie. 6D com EF 85mm f/1.8 | Foto: Jason Checkla

Se o seu animal de estimação é brincalhão, você pode jogar o brinquedo favorito dele e fotografá-lo em ação. O momento mais fácil de obter boas fotos do cão em ação é quando ele está correndo de volta com o brinquedo que você jogou. Outro ótimo momento é logo que você pega de volta o brinquedo.

Foto: Jason Checkla
Marcy. 650D com 50mm f/1.8 II | Foto: Jason Checkla
Foto: Jason Checkla
Thompson. 6D com 135mm f/2L | Foto: Jason Checkla
Red. 6D with 17-40 f/4L
Red. 6D with 17-40 f/4L | Foto: Jacson Chekla
  1. Entre na perspectiva do seu animal

“A maioria dos meus retratos favoritos de animal de estimação foram feitos quando eu estou deitado no chão”, diz Jason Checkla. Isso coloca você no nível do seu bichano e dá uma nova perspectiva sobre quem seu gato ou seu cão é. Um bônus para essa perspectiva é que eles tendem a olhar você de uma forma engraçada também. Pode ser que você se suje um pouco, mas o resultado vale a pena.

Foto: Jason Checkla
Red. Fujifilm X100S com 23mm f/2 | Foto: Jason Checkla
  1. Use a Iluminação e configurações corretas

A mesma iluminação que é agradável para os seres humanos é agradável para animais. “Na maioria das vezes quando eu estou fotografando gatos, a fonte de luz é uma janela. Com cães, é o sol da tarde”, explica o fotógrafo. Na luz do meio-dia você vai ter dificuldade em lidar com o contraste, especialmente fotografando cães pretos. Flashes e outras iluminações artificiais podem irritar o olho do animal e ele vai automaticamente ficar desconfortável com a fotografia.

Foto: Jason Checkla
Nala. 6D com lente EF 85mm f/1.8. | Foto: Jason Checkla

“Se seu animal de estimação não está dormindo, é uma boa ideia usar uma velocidade do obturador tão rápida quanto for prático para a situação. Quando dentro de casa, eu tento usar 1/125s ou mais rápido e compensar a falta de luz fotografando com diafragma bem aberto, ou aumentando o ISO. Com a Canon 6D, posso fotografar em ISO 10.000 e limpar depois o ruído. Nunca comprometa a velocidade do obturador com animais de estimação em movimento rápido, porque isso pode comprometer a nitidez. Minha lente favorita para gato (se vamos chamar assim) é a Sigma Art 35mm f/1.4. Minha lente favorita do cão é a Canon 85mm f/1.8.

Foto: Jason Checkla
Gracie. 6D e EF 50mm f/1.4 USMm | Foto: Jason Checkla

Quando um cão está a toda a velocidade, eu estou disparando geralmente entre 1/1250s e 1/2500s. Acho que ambas velocidades do obturador são aceitáveis ​​para o congelamento de um cão em movimento. Minha abertura será f/2.8-f/5.6 e meu ISO em torno de 1000. É bom usar o autofoco modo servo (foto contínuo) se o animal está se movendo. Geralmente eu uso o ponto de focagem central. Ele vai ser o mais rápido em processamento. Se você usar a velocidade do obturador um pouco mais elevada (1/3000 ou 1/4000), vai começar a congelar as coisas como sujeira que está sendo jogada para cima, a água que está sendo espirrada ou chuva que cai, o que fica também impressionante.

Foto: Jason Checkla
Gracie. 6D com EF 35mm f/2 IS | Foto: Jason Checkla
  1. Seja paciente

Você pode fotografar muitos quadros por segundo para tentar obter o tiro certo. Mas o quanto mais você praticar a fotografia de animais, menos vai precisar fazer um montão de fotos.  Vale mais a pena ser paciente e esperar o momento certo. A observação ajuda a antecipar o que seu animal de estimação vai fazer a seguir e capturar isso em 2 ou 3 cliques seguidos. Não espere obter a foto perfeita na primeira tentativa. E não desanime se não conseguir em algum momento. Tente de novo em outra hora.

Foto: Jason Checkla
Mocha. 650D com Tamron 17-50mm f/2.8 non-VC | Foto: Jason Checkla
  1. Seja criativo e divirta-se

Parece muito óbvio, mas as melhores fotos virão quando você colocar mais esforço em ser criativo e em se divertir. Esta é outra dica que se aplica também à fotografia como um todo. Criar circunstâncias com brinquedos e guloseimas, o uso de primeiro plano e objetos de fundo para criar interesse na cena, variar sua distância do seu animal de estimação, brincar com a iluminação, etc. Você vai querer ter guloseimas junto com você, nem que seja para fazer o animal chegar mais perto. Se você está fotografando o animal de estimação de alguém, pergunte qual a melhor maneira de chamar a atenção do animal. Melhor ainda, peça às pessoas que brinquem com o cão ou gato.

Foto: Jason Checkla
Gracie. 6D com EF 50mm f/1.4 USM | Foto: Jason Checkla
Foto: Jason Checkla
Marcy. 6D com Samyang 24mm f/1.4 | Foto: Jason Checkla
Foto: Jason Checkla
Thompson. 6D com 17-40mm f/4L | Foto: Jason Checkla

banner-livro-fine-art

Artigos relacionados

Um Comentário