Qualquer nicho da fotografia pode assustar à primeira vista quando você é iniciante. Mas algumas dicas podem ajudar a encontrar o caminho e o foco de como trabalhar no mercado que você deseja. As dicas a seguir são especiais para fotografia de nu e sensual, – e várias foram retiradas do DVD Nu & Sensualidade, de Drausio Tuzzolo. Porém, elas também servem para todo o tipo de fotógrafo, seja qual campo ele quer atuar.
1 – Ante de tudo, saiba onde você está entrando
É preciso conhecer o mercado onde você quer se colocar. E existem formas simples de fazer isso. Você pode acompanhar através de grandes revistas, tanto as com foco sensual (como Playboy, Vip e Sexy) quanto revistas de moda. É comum a moda utilizar o sensual, dependendo do produto e do publico alvo da empresa.
Conheça os grandes fotógrafos, observe suas técnicas e as tendências atuais. E também busque na internet. Existe um material imenso disponível, tanto em matéria de e referências visuais fotos (como no Paparazzo, por exemplo) quanto em depoimento e entrevistas de grandes fotógrafos.
18 dicas para produzir um editorial de moda para revista
2 – Especialize-se
Não é do dia para a noite que você vai se tornar um grande fotógrafo, com certeza. Ou, usando aquela velha piada de mau gosto: não é uma ótima câmera que vai fazer isso por você. Então, calma. Você precisa se especializar, estudar, estar ligado no que se faz hoje em dia e praticar à exaustão. É preciso se esforçar, pois hoje a concorrência é muito maior do que antes. Há um número muito grande que pessoas querendo ser fotógrafo (independente de bons ou ruins).
3 – Busque seu espaço
Os bons trabalhos, as boas campanhas com artistas e modelos famosas, com clientes e grandes marcas necessitam de grandes profissionais. Por mais que o número de fotógrafo tenha aumentado (e até certa banalização do trabalho tenha ocorrido por diversos fatores, como facilidades tecnológicas e internet), grandes clientes sempre vão precisar de grandes fotógrafos. “Eu vejo poucos fotógrafos novos entrando neste mercado. Continuam ainda os fotógrafos da época da película fazendo os trabalhos principais”, diz Drauzio Tuzzolo.
Existem revistas que abrem espaço para que novos fotógrafos mostrem seu trabalho, como a Revista SALVE. Publicações como essas são importantes para você começar a entender como funciona publicar em uma revista, assim como para que seu trabalho seja visto e você tenha a experiência em seu currículo.
4 – Mostre trabalho
As revistas estão abertas para novos profissionais, sim. As agências de publicidade também. Desde que seu trabalho seja bom, consistente. “Porque o fotógrafo não tem que falar, ele tem que mostrar. É como o jogador de futebol: ele pode falar que ele é isso, que ele é aquilo, mas jogando como é que ele faz? O fotógrafo é a mesma coisa”, diz Drasio Tuzzolo.
5 – Importe-se menos com a opinião alheia
“O meu conselho é não se importar com o que você ouve das pessoas; se tá bom ou se tá ruim. Foque em você, trace a sua meta. Tente seu melhor nisso. Se você quer ser fotógrafo, seja o melhor fotógrafo. E lute muito, fotografe muito. Se especialize muito. Faça imagens que as pessoas não encontram no mercado. E mostre isso. Dessa forma você vai ganhar espaço”