Tendência

40 dicas para tirar fotos melhores

Muitos anos atrás, quando eu era um estudante com os olhos arregalados, fazia a mesma pergunta a todos os fotógrafos: “Como faço para tirar fotos melhores?”. Tive muita sorte de ter muitos fotógrafos talentosos e generosos me colocando sob suas asas para me mostrar o que fazer. Sem seus valiosos conselhos, eu não teria me tornado a fotógrafa que sou hoje”, disse a renomada fotógrafa Lisa Clarke, que compartilhou um texto extraordinário com as 40 dicas fundamentais para tirar fotos melhores.

1. Aproxime-se

Foi o famoso fotojornalista Robert Capa que disse uma vez: “Se suas fotos não são boas o suficiente, você não está perto o suficiente”. Ele estava falando sobre entrar em ação. Se você sentir que suas imagens não estão ‘pipocando’, dê um ou dois passos mais perto do assunto. Preencha o quadro com seu assunto e veja como sua foto ficará muito melhor sem tanto espaço desperdiçado. Quanto mais próximo você estiver do objeto, melhor também poderá ver suas expressões faciais.

2. Fotografe todos os dias

A melhor maneira de aprimorar suas habilidades é praticar. Bastante. Fotografe o máximo que puder – não importa o quê. Passe horas e horas atrás de sua câmera. À medida que suas habilidades técnicas melhoram com o tempo, sua capacidade de aproveitá-las para contar histórias também deve melhorar. Para começar, não se preocupe muito em filmar de uma determinada maneira. Experimentar. Seu estilo – sua ‘voz’ – surgirá com o tempo. E será mais autêntico quando isso acontecer.

3. Veja a luz

Antes de levantar a câmera, veja de onde vem a luz e use-a a seu favor. Quer se trate de luz natural proveniente do sol, ou de uma fonte artificial como uma lâmpada; como você pode usá-lo para tornar suas fotos melhores? Como a luz está interagindo com a cena e o assunto? É destacar uma área ou lançar sombras interessantes? Todas essas são coisas que você pode utilizar para tornar extraordinária uma foto comum.

como tirar fotos melhores
Foto: Pexels

4. Peça permissão

Ao fotografar pessoas, especialmente em países com culturas e idiomas diferentes, pode ser difícil se comunicar. Em certos países, se você fotografar alguém que “não deveria” fotografar, pode ficar feio e áspero muito rapidamente se você não tomar cuidado. Portanto, por respeito, você deve sempre pedir permissão. Comecei a fotografar uma série de crianças em idade escolar no Paquistão. Todos esses são retratos com poses e estão olhando pela lente. Meu guia me ajuda com o idioma e eu me limito a sorrir, apertar as mãos, dar ‘oi-cinco’ e mostrar a imagem na parte de trás da minha câmera assim que terminar. Você ficaria surpreso com a rapidez com que as pessoas se abrem.

5. Use flash durante o dia

Você pode pensar que só deve usar o flash à noite ou em ambientes fechados, mas esse não é o caso. Se estiver um dia extremamente claro lá fora e o sol estiver criando sombras fortes no seu objeto, ligue o flash. Forçando luz extra sobre o assunto, você será capaz de preencher essas sombras feias e criar uma exposição uniforme. 



6. ISO

Há perguntas a se fazer ao decidir qual ISO usar:

A que hora do dia você está fotografando? Se você estiver fotografando ao ar livre durante o meio do dia, você precisará usar um ISO mais baixo, como 100 ou 200. Se estiver fotografando à noite sem um tripé, você terá que aumentar o ISO para um número maior para poder registre a luz no sensor da câmera.

O assunto ficará bem iluminado? Se o assunto ou cena for muito escuro, você precisará usar um ISO mais alto, como 800 ou 1600. 



Você quer uma imagem nítida ou uma imagem com mais movimento? Usar uma alta velocidade do obturador para capturar movimentos rápidos pode significar que você precisa usar um ISO alto para compensar. Da mesma forma, se estiver usando uma velocidade de obturador lenta para capturar o desfoque, você precisará de um ISO baixo para compensar. 



Não se esqueça, aumentar o ISO aumenta a granulação ou o tamanho do pixel em sua foto. Portanto, não use um ISO de 3200 ou 6400 se não quiser uma foto com muito ‘ruído digital’.

7. f / 4

f / 4 é a minha abertura. Se você usar uma grande abertura com uma lente longa (200mm-400mm), poderá separar o assunto do fundo. Isso os ajuda a se destacar. Funciona sempre. – Dica do fotógrafo Peter Wallis

Peter Wallis é um fotógrafo de esportes extraordinário que trabalha para o The Courier Mail em Brisbane. Você pode ver o trabalho dele aqui .

8. Você deve estar brincando

Uma piada na hora certa sempre produzirá um sorriso mais natural, do que simplesmente dizer “sorria”.

tirar fotos melhores
Foto: Stefan Stefancik/Pexels

9. Compre livros, não equipamentos

Ter uma cara nem sempre significa que você tirará boas fotos. Eu vi algumas imagens absolutamente incríveis tiradas com nada mais do que um telefone inteligente. Em vez de ter dez lentes diferentes, invista em alguns livros de fotografia fantásticos. Ao olhar para o trabalho dos mestres, você não apenas se inspira, mas também tem ideias para melhorar suas próprias fotos.

10. Leia o manual da sua câmera

A melhor maneira de saber o que fazer com sua câmera é realmente lendo o manual. Muitas pessoas perdem essa etapa realmente importante em sua jornada fotográfica. Cada câmera é diferente, portanto, ao ler o manual, você conhecerá todas as coisas divertidas de que ela é capaz. 



11. Desacelere

Reserve um tempo para pensar sobre o que está acontecendo no visor antes de pressionar o obturador. Como você vai compor a cena? Como você vai valoriza-lo? Não fotografe direto sem pensar um pouco primeiro.

12. Verifique as fotos depois

É um mau hábito que os fotógrafos digitais podem desenvolver. Vez após vez, vejo fotógrafos tirando uma fotografia e, em seguida, olhando para a parte de trás da tela imediatamente. Ao fazer isso, você pode perder todos os momentos especiais. Você pode ver suas fotos mais tarde. Você pode perder ‘a foto’ e isso afeta o fluxo do seu trabalho, então continue atirando!

como tirar fotos melhores
Foto: Pexels

13. Enquadramento

Esta é uma técnica a ser usada quando você deseja chamar a atenção para algo em sua fotografia. Ao enquadrar uma cena ou um assunto, digamos com uma janela ou um arco, você leva o olhar do observador para o ponto focal principal.

14. Posição da luz

Nunca fotografe com o sol diretamente atrás de você. Isso cria uma luz chata e plana sobre o assunto. Se você fotografar com a fonte de luz ao lado ou atrás do assunto, poderá moldar com a luz, criando uma foto mais interessante.

15. Marcas d’água

Esta dica não está diretamente relacionada a TIRAR fotos, mas afeta a aparência das fotos. Quando se trata de marcas d’água, quanto menor, melhor. E se você puder evitar usá-los, faça-o.

Provavelmente, a menos que você seja um profissional pago, não há muita chance de suas fotos serem roubadas. Mas, na realidade, eles não impedirão que suas imagens sejam roubadas. Eles apenas desviam a atenção da imagem fabulosa que você criou, porque uma vez que você colocou uma marca d’água sobre ela, isso é tudo que o espectador verá. A única maneira de evitar que suas imagens sejam roubadas é não publicá-las na internet.

16. Esteja presente

Isso significa fazer contato visual, envolver-se e ouvir o assunto. Com os olhos – abaixe a câmera e seja humano. Traga a câmera para uma foto decisiva. Mas lembre-se de diminuí-lo, como se estivesse respirando fundo, para verificar o assunto. Não os trate como um experimento científico sob um microscópio. Estar presente com o assunto mostra respeito, nivela o campo de jogo em termos de dinâmica de poder e acalma-o. Você obterá imagens muito mais naturais dessa forma. 

17. Velocidade do obturador

Estar ciente da velocidade do obturador significa a diferença entre tirar uma foto borrada e uma foto nítida. Tudo depende do que você procura. Se você estiver filmando um evento esportivo ou crianças correndo no quintal, provavelmente deseja que seus objetos estejam em foco. Para capturar uma ação rápida, você terá que usar uma velocidade do obturador acima de 1/500 de segundo, senão de 1/1000 a 1/2000. Na extremidade oposta da escala, você pode querer capturar as longas faixas das luzes traseiras de um carro em sua foto. Portanto, você alteraria a velocidade do obturador de sua câmera para uma exposição longa. Isso pode levar um segundo, dez segundos ou até mais. 



18. Carregue suas baterias

Parece simples, mas quase todos os fotógrafos da face do planeta já foram pegos antes. Incluindo me a mim. O truque é colocar a bateria no carregador assim que chegar em casa da sessão de fotos. A única coisa que você precisa fazer é lembrar de colocá-lo de volta na câmera depois de recarregá-lo … 



19. Distância focal

Mantenha simples. Fotografo com duas lentes prime e uma câmera; Um 28mm e um 35mm. Para tudo. Eu uso a lente 35mm 70% e a lente 28mm 30% do tempo. Leva algum tempo para se acostumar, mas depois que você resolver isso, atirar em números primos é o único caminho a percorrer. Significa que você tem que trabalhar com o que tem e não pode ser preguiçoso. Basicamente, isso significa mais fotos e menos mexer no zoom e talvez perder momentos. Também ajuda na consistência. Se você estiver trabalhando em um projeto ou série, manter as mesmas distâncias focais é uma ótima maneira de manter um poderoso senso de consistência.

20. Faça parte de uma comunidade fotográfica

Como o ABC Open! Você não só poderá publicar suas fotos para que o resto do país as veja, como também fará parte de um grupo ativo que oferece feedback sobre como você está indo. Você pode aprender coisas novas para ajudá-lo a melhorar sua técnica e pode até fazer alguns novos amigos da fotografia.

21. Atire com sua mente

Mesmo quando não estiver fotografando com a câmera, dispare com a mente. Pratique observar expressões e condições de luz. Descubra como você comporia uma imagem daquela cena que lhe interessa e que tipo de exposição você poderia usar para capturá-la melhor.

22. Retribua o favor

Lembre-se sempre de que, se você está atirando em pessoas em um país diferente, provavelmente elas estão lhe fazendo um favor ao posar. Portanto, o mínimo que você pode fazer é retribuir este favor de uma forma ou de outra.

Costumo voltar aos mesmos lugares ano após ano, então levo comigo as fotos e procuro as pessoas que fotografei anteriormente. Em algumas áreas, as pessoas não têm uma imagem de si mesmas. Imagine não ter uma foto sua com sua família? Estranho, você não acha? No entanto, muitas pessoas não o fazem. Portanto, uma impressão de US$ 0,50 pode realmente deixar alguém feliz. Ele também abre portas para mais fotografia no futuro.

23. Tenha uma câmera com você o tempo todo

Você não pode tirar ótimas fotos sem uma câmera, pode? DSLR, aponte e dispare ou smartphone, isso realmente não importa. Contanto que você tenha acesso a uma câmera, será capaz de capturar aqueles momentos espontâneos e únicos da vida que, de outra forma, poderia ter perdido.

24. A hora de ouro

Fotografe retratos e paisagens nas horas douradas – a luz é mais suave e as cores são mais vibrantes.

como tirar fotos melhores
Foto: Pexels

25. Mantenha a simplicidade

Não tente incluir muitos elementos em sua imagem; vai acabar parecendo uma bagunça. Se você incluir apenas um ou dois pontos de interesse, seu público não ficará confuso sobre para onde deveria estar olhando ou o que deveria estar olhando.

26. Não se atrapalhe com o equipamento

Todos nós já vimos esses tipos de fotógrafos por aí. Eles geralmente têm três ou quatro câmeras diferentes amarradas ao pescoço com lentes longas o suficiente para um safári africano. Na realidade, provavelmente não há necessidade de todo esse equipamento. Um corpo com uma ou duas lentes significa que você terá mais liberdade em seus movimentos para capturar ângulos ou assuntos interessantes em movimento.

27. Perspectiva

As perspectivas são mais envolventes quando nos agachamos, deitamos ou elevamos nossa posição em relação ao assunto. Veja como mudar sua perspectiva pode mudar a linguagem visual e a dinâmica de poder implícita da imagem. Agachar-se pode tornar o assunto mais dinâmico, ao passo que ganhar altura sobre o assunto muitas vezes pode minimizar sua presença na imagem. Um dos meus exercícios favoritos é fazer meus alunos deitarem e tirar fotos, muitas vezes na terra. Eu sou um pouco atrevido.

28. Esteja ciente das origens

O que está em seu quadro? Muitas vezes eu vejo ótimas fotos e penso “eles não viram aquela lata de lixo, parede feia, placa, etc?” Não é apenas a pessoa ou objeto em seu enquadramento, é tudo o mais no fundo que pode fazer ou quebrar uma grande fotografia. Portanto, não tenha medo de pedir à pessoa que se mova (ou mova-se) para evitar algo feio no fundo.

29. Sombra

Shade pode ser seu melhor amigo. Se não houver nenhuma maneira de fazer com que a luz disponível funcione para sua foto, fotografe na sombra. Você obterá uma boa exposição uniforme, sem destaques irregulares em toda a sua foto.

30. Regra dos terços 


Esta é uma das dicas mais comuns que surgem quando se trata de melhorar suas fotos. Para dividir, você corta seu quadro em terços usando linhas horizontais e verticais. Em seguida, você posiciona seu ponto de interesse sobre as seções transversais da grade. Confira este artigo para obter mais detalhes sobre como usar a regra dos terços.

31. Exposição 


Tenho fotografado muitos protestos ultimamente. Basicamente, eles são apenas muitas pessoas realmente próximas umas das outras; frequentemente se movendo. Depois de ter cometido muitos erros ao acertar minhas exposições, concluí que, se o sol estiver atrás de mim e em face dos manifestantes, ajustarei a compensação de exposição para subexpor por uma parada para realçar a faixa tonal uniforme. Quando o sol está atrás dos manifestantes, gosto de expor levemente para realçar os detalhes de sombra em seus rostos. Isso pode se aplicar a fotografia de rua quando a luz está na frente ou atrás do assunto. – Dica do fotógrafo Justin Wilkes.

32. Não gaste muito tempo pós-processamento

O segredo é acertar na câmera primeiro, para que você NÃO PRECISA perder tempo editando. Trabalhar com uma foto em um software de edição raramente parece bom, a menos que você esteja tentando obter um efeito super-artístico. Se demorar mais de dez minutos para alterar sua foto, talvez pense em voltar ao campo para fotografá-la novamente. 



33. Variação

Variação é a chave. Costumo usar uma receita dos editores de imagens da Life Magazine para construir uma narrativa de história. Eu procuro: fotos gerais ou setters de cena, interação, ação, retratos, detalhes, fotos médias e, claro, a imagem de assinatura. Ter essa lista na minha cabeça me ajuda a começar a fotografar uma história que às vezes não é visualmente aparente até você entrar nela. Isso é ótimo quando você está em um lugar lotado ou movimentado.

34. Torne-se um com a câmera

Pressione o botão independentemente do resultado para que a câmera se torne parte de sua mão.

35. Segure sua câmera corretamente

Você pode não saber, mas existe uma maneira certa e uma maneira errada de segurar uma câmera DSLR. A maneira correta é apoiar a lente colocando a mão por baixo dela. Isso geralmente é feito com a mão esquerda, com a direita segurando o corpo da câmera. Isso ajuda a prevenir o movimento da câmera. Se você estiver segurando sua câmera com as mãos em qualquer um dos lados do corpo da câmera, não há nada apoiando a lente e você pode acabar com fotos borradas. Para obter uma postura ainda mais estável, dobre os cotovelos para o lado do corpo.

como tirar fotos melhores
Foto: Pexels

36. Limite sua paleta 


Quando as fotos têm muitas cores saindo delas, geralmente são difíceis de ver. A menos que seja uma foto de um arco-íris ou do Mardi Gras. Tente se concentrar em ter uma ou duas cores predominantemente em sua fotografia. Será mais agradável à vista e ajudará a definir o tom da imagem.

37. Faça seu assunto relaxar 


Isso se aplica principalmente à fotografia estilo retrato. Como fotógrafo de imprensa, passo a maior parte do tempo fazendo fotos individuais. Eu acho que é muito benéfico ter tempo (se você tiver) conversando com o assunto, fazendo perguntas, mostrando interesse em tudo o que eles fazem. Acho muito útil para relaxar a pessoa e muitas vezes ela fala algo e isso pode levar a uma melhor oportunidade de foto.

38. Inspiração de todas as formas

Tire o máximo de fotografia possível – online e em livros e revistas. Mas não passivamente. Observe os diferentes estilos. Descubra o que você gosta ou não gosta neles. Observe os elementos técnicos das fotos e pense em como foram feitas e o que o fotógrafo está tentando dizer. Quanto mais você absorve, mais arsenal terá ao criar seu próprio trabalho.

39. Seja paciente e persevere 


Com o tempo, paciência e perseverança, você ficará melhor; com cada foto que você tira.

40. Quebre as regras

Agora que você conhece algumas das regras, vá em frente e quebre-as! Experimentar. Divirta-se. Aprenda com seus erros. Crie suas próprias dicas e técnicas para tirar fotografias fantásticas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *