Aplicativos

Aplicativos ajudam fotógrafos a planejar melhor local e horário para ensaios externos

Qual é o melhor horário do dia para fotografar? Em que hora a luz fica mais suave? Quero aquela luz mágica do nascer do sol ou do pôr-do-sol. Bem, sabemos que planejar um ensaio fotográfico é fundamental para ter ótimas fotos. E duas decisões são essenciais para fotografar ensaios externos: a escolha do local e do horário. Na fotografia, claro, sempre queremos a melhor luz, mas nem sempre conseguimos saber com antecedência o melhor lugar e momento que isso vai acontecer. E muitas vezes acabamos contando com a sorte porque não conhecemos a locação com antecedência. Mas se você prefere se planejar e evitar surpresas desagradáveis, vamos indicar 2 aplicativos excelentes para você fotografar com a luz perfeita na hora mágica.

Foto: Pexels

O PhotoTime, disponível apenas para Android, é um app que calcula com precisão a hora dourada e a hora azul, considerados os melhores horários para fazer ensaios fotográficos em externa / ao ar livre. Depois de baixar o aplicativo gratuitamente na Google Play basta abri-lo para que você veja os horários do: Nascer do Sol, Pôr do Sol, o intervalo de tempo para fotografar usando a Golden Hour e também a Blue Hour (Hora Azul). O aplicativo mostra de forma bem organizada e fácil de visualizar os horários para fotografar na parte da manhã e no final do dia. Obviamente, você precisa estar com a Localização do seu celular ou smartphone ligada. Veja abaixo as telas de como o PhotoTime mostra os dados do melhor horário da luz. O PhotoTime também possui as opções de Previsão do Tempo e o Módulo Lua, mas esses serviços não são gratuitos. Download: PhotoTime para Android (gratuito)

Para quem nunca ouviu falar em Golden Hour e Blue Hour, uma pequena explicação: A Hora Dourada é um curto período de tempo depois do nascer e antes do pôr-do-sol durante o qual a luminosidade é bastante interessante para fotografia. Este período de tempo é o oposto da Hora Azul, período de tempo imediatamente antes do nascer ou depois do pôr do sol, quando a luz está difusa e suave.

Outro aplicativo muito bom para saber a Golden Hour e fazer o planejamento do seu ensaio é o PhotoPills. Com o PhotoPills, você pode alinhar suas fotos sem esforço com o sol, a lua ou a Via Láctea. O aplicativo permite que você pesquise suas trilhas para que você possa estar no local certo, na hora certa. Além disso, o PhotoPills possui um planejador de mapa 2D e um modo de Realidade Aumentada, através do qual você pode sobrepor, por exemplo, a rota do sol no mundo real e configurar seu quadro com antecedência. Além disso, você pode identificar um local específico no PhotoPills e ele informará quando a iluminação será ideal. Veja o vídeo abaixo com a demonstração. Download: PhotoPills para Android | iOS (US $ 9,99)