Colunistas Dicas de Fotografia

4 dicas para se conectar ao cliente durante a sessão de fotos

Foto: Camila Telles

Fotografar pessoas é registrar suas melhores histórias, seus instantes únicos e muitas vezes seus momentos de intimidade. Por isso o fotógrafo precisa criar uma conexão com o cliente durante a sessão de fotos. Aqui vão algumas dicas.

1. Prepare-se para encontrar com o cliente

Hoje em dia nós contamos com uma ajudinha das redes sociais. Veja os lugares que seu cliente frequenta, para onde ele gosta de viajar, seu estilo de vida, o time que ele torce. Assim você se antecipa e já vai estar conhecendo mais sobre esse cliente.

Foto: Camila Telles
Foto: Camila Telles

2. Seja Gentil

No momento em que vocês se encontrarem para as fotos sorria, seja gentil, elogie o look que ele escolheu para a sessão, conte uma piada, deixe-o relaxado.

3. Explique como vai ser

Converse com o cliente, explicando como vai ser sessão de fotos, não demonstre nervosismo, sua confiança vai deixa-lo seguro e assim já vai criar uma conexão com o cliente.

Foto: Camila Telles
Foto: Camila Telles

4. Conheça o motivo do cliente

Você realmente precisa saber o motivo das fotos, importe-se com seu cliente de verdade, tenha paciência, incentive-o durante a sessão, mostre algumas fotos em que ele se saiu bem e novamente elogie.

Então é isso! Ao perceber que o cliente se conectou com você, já poderá conduzir o ensaio com confiança sabendo que terá os melhores registros, não só do exterior daquele cliente, mas também um pouco da sua alma.

Foto: Camila Telles
Foto: Camila Telles

Sobre o autor

Camila Telles

Camila Telles

Camila Telles é colunista do iPhoto Channel. Fotógrafa profissional, sua paixão é fotografar pessoas e momentos felizes!

3 comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • isto é o B´sico que um profissional deve fazer, acho que assessora o cliente até quando as cores usadas no dia do ensaio, o look para cada momento e horário devido a luz e locação que vária, também falar da importância de esta dentro do horário devido a logística, além de deixar o cliente ir vendo alguns imagens feitas durante o ensaio, faço isto a 10 anos e práticamente 100% dos ensaios que faço os clientes saem satisfeitos.