4 dicas para melhorar a técnica fotográfica no ensaio Newborn
A delicadeza do ensaio newborn pode ser percebida em diversos elementos na fotografia: a posição do bebê, a paleta de cores, a produção e escolha dos objetos e roupas. Cada detalhe vai transformar a imagem assim como o uso das técnicas fotográficas que irão ajudar o profissional a encontrar a suavidade necessária.
Essas quatro dicas de técnicas fotográficas vieram do livro “Guia prático para fotografar NewBorn” da fotógrafa Paloma Schell, referência na fotografia newborn. Nele você pode encontrar várias orientações para todas as fases de um ensaio newborn.
1) Usando a fotometria a seu favor
Alguns fotógrafos vão adquirindo ao longo de seu carreira algumas técnicas pessoais, em seu livro Paloma Schell compartilha a escolha pelo uso da fotometria pontual, a fotógrafa escolhe a luz mais clara no rosto do bebê para ser utilizada. Com a câmera ajustada em modo manual Schell deixa a sub exposição em 1 ponto.
“Minhas fotos parecem escuras quando ainda estão na câmera, mas isso ocorre porque priorizo ter todas as informações da imagem sem brilhos de luz em excesso na pele” explica a fotógrafa.
2) O segredo da pós-produção
A imagem foi feita e aparece escura na câmera, mas sabemos que as fotografias de newborn possuem uma suavidade, são mais claras sem sombras grossas que carregam a sensação da fotografia. Paloma explica que o segredo das suas imagens está na pós-produção, quando a fotógrafa busca suavizar as sombras com a edição.”O meu segredo está em clarear as áreas de sombras na pós-produção, quando deixo a foto mais lavada e suave” conta Schell.
3) O balança de branco ideal
Assim como na primeira dica a questão da escolha do balanço de branco fica a cargo de cada fotógrafo e seu estilo. Schell nos conta que a sua escolha de balanço de branco é sempre num tom mais quente, dessa forma ela deixa todas as imagens com cores mais próximas. Mas isso se dá porque a Paloma tem um estilo de linguagem próprio. “A coloração das minhas imagens é sempre muito próxima, seguindo a mesma linguagem.”
4) Escolhendo a profundidade de campo
A profundidade de campo na fotografia newborn pode variar de acordo com a concepção da imagem que será criada. Se a fotografia tiver um fundo planejado a ideia é que a profundidade não o desfoque, mas muitas das fotografias newborn tem foco nos detalhes do bebê. Em seu livro Schell explica sobre a escolha das lentes “Utilizo quase que 100% das vezes em f/3,2, ganhando nitidez na imagem” conta a fotógrafa.
Para adquirir o livro “Guia prático para fotografar Newborn” da fotógrafa Paloma Schell é só acessar o site aqui.