Dicas de Fotografia

10 passos para ser um fotógrafo melhor

Existem momentos em nosso aprendizado que nos sentimos um pouco perdidos. Principalmente para quem está começando, às vezes é difícil distinguir o melhor caminho à seguir. O canal Table Top Photo Studio listou 10 passos que podem fazer você um melhor fotógrafo. “Esse passos vêm das minhas próprias experiências nos últimos 3 anos, onde me apaixonei por fotografia e tentei aprender tudo o que eu consegui para me tornar o melhor fotógrafo que eu pudesse ser”, diz o fotógrafo Sean von Tagen. O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português. Para facilitar também listamos em texto os 10 passos abaixo:

  1. Admita que você ama fotografia

Admita que você ama fotografia, permita que a fotografia entre na sua vida de vez, assim as coisas fluirão com mais naturalidade. “E às vezes a gente não consegue nem acreditar que é pago pra fazer algo que ama tanto fazer”, brinca Tagen.

Foto: Abdulaziz Almansour/Free Images
Foto: Abdulaziz Almansour
  1. Aprenda tudo o que puder sobre sua câmera e lente

Não importa se você tem uma câmera barata ou uma DSLR super profissional. Independente de seu equipamento, é muito importante que você conheça ele. Afinal, é a ferramenta que você usa para criar suas imagens, você precisa saber tudo o que esta ferramenta faz. E o que ela não faz também.

Foto: Miguel Saavedra
Foto: Miguel Saavedra
  1. Entenda os três componentes da exposição e fotografe no manual

Abertura, obturador e ISO: são os três componentes que você precisa aprender quando fotografar em modo manual. E fotografar no modo manual é imprescindível. Assim que você aprender estes detalhes, será você mandando o que a câmera deve registrar e não o inverso. “Isso resultará em mais controle da sua fotografia e, por fim, melhores imagens”, explica Sean von Tagen.

Foto: abcdz2000
Foto: abcdz2000
  1. Estude e conheça seu assunto

É comum no início fotografarmos todo tipo de coisa. Mas em algum momento você precisa descobrir o que realmente você ama fotografar. Aquilo em que você é naturalmente bom, algo que atraia seu olhar. Assim que você descobrir o seu assunto principal dentro da fotografia, aprenda tudo o que você pode sobre ele.

  1. Invista em uma DSLR e nas melhores lentes que você puder comprar

Hoje em dia existem vários tipos de câmeras, como mirrorless e compactas, mas as DSLRs ainda são as mais populares, com mais opções no mercado. Câmeras e lentes de alta qualidade realmente fazem a diferença. Além do que, com uma DSLR, você pode trocar a lente, o que lhe dá uma gama maior de possibilidades dentro da fotografia.

Foto: slrphotographyguide.com
Foto: slrphotographyguide.com
  1. Encontre e estude fotógrafos que você admira

O interessante aqui é encontrar fotógrafos na mesma área em que você quer fotografar. Por exemplo, se você quer ser fotógrafo de casamentos, encontre algum fotografo deste ramo que já possua ótimos trabalhos na área e estude como este fotógrafo conseguiu chegar àquelas imagens.

iPhotoChannel-henri-cartier-bresson-enio-leite-bresson-1958
  1. Se torne um estudioso da luz

Estamos falando aqui literalmente de luz, daquela que é emitida pelo Sol, pelas lâmpadas, entre outros. A fotografia é, literalmente, escrever com a luz. É preciso entender as cores e temperaturas da luz (que são várias). “Se você está na rua a cor da luz é uma, dentro de casa já é outra cor diferente”, explica Tagen.

Foto: Justin Kearns
Foto: Justin Kearns
  1. Fotografe em RAW e tenha um bom software para edição

Este é um modo que a maioria das câmeras compactas não possui, mas é encontrado em DSLRs. A partir de um arquivo RAW, você pode fazer com maior fidelidade de imagem os primeiros ajustes básicos em uma foto. Balanço de branco, exposição e contrate são os mais básicos ajustes na edição de fotos.

  1. Nunca pare de aprender

Há sempre mais informações para se aprender, tanto em livros quanto na prática. Há muitas formas diferentes de aprender fotografia (como falamos aqui). Quanto mais você aprender ao longo do tempo, melhor é seu entendimento sobre fotografia, melhor fotógrafo você se torna.

  1. Pratique

“Este é o mais importante de todos os passos”, diz o fotógrafo Sean von Tagen. Tentativa e erro é provavelmente o melhor professor que você pode ter na vida, então tente e fotografe o máximo que puder, em situações variadas. Aprenda com seus erros: se a foto ficou ruim, descubra o por quê, deixando nessa hora o ego de lado. E se por acaso a foto ficou muito boa, entenda como isso ocorreu.

Foto: Meral Akbulut
Foto: Meral Akbulut

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018.

6 comentários

Clique aqui para postar um comentário