10 crenças que atrapalham a vida dos fotógrafos

O fotógrafo Don Giannati listou para o portal PetaPixel as 10 crenças que atrapalham (ou como ele preferiu classificar: sugam!) a vida dos fotógrafos. Confira abaixo.

1) É preciso ter equipamento de nível profissional para ser profissional

Não. Podemos precisar em algum momento, mas antes de chegar a esse ponto, precisamos fazer um zilhão de imagens com o equipamento que temos. E se não conseguirmos fazer as pessoas pagarem por imagens feitas com o equipamento que temos, muito provavelmente elas não vão querer pagar quando tivermos um equipamento melhor. Uma imagem ruim é uma imagem ruim, não importa quantos pixels tenha.

Foto: Giuseppe Mascia/Free Images
É possível fazer ótimas imagens com equipamentos de baixo custo. O olhar do fotógrafo é mais importante do que uma câmera cara | Foto: Giuseppe Mascia/Free Images

2) Viver em uma cidade grande é obrigatório

Não. Você pode precisar ir a uma grande cidade, mas você tem Internet, Correios e um telefone. Há muitos fotógrafos que estão trabalhando para grandes clientes enquanto vivem nem cidades do interior. Eles simplesmente querem viver lá mais do que em uma cidade grande, e eles encontraram maneiras de fazer isso.

3) Só com um portfólio de fotógrafo profissional se consegue reconhecimento

Não. Nós temos que ter um portfólio em construção. E ele deve sim ter imagens maravilhosas, mas todo mundo começa de algum lugar. E os clientes sabem disso. Você não vai ser contratado pela Vogue para um ensaio com um portfólio pequeno, certamente. Mas existem outras revistas menores que podem contratá-lo e pagá-lo (e ajudá-lo a construir o seu trabalho para ser digno da Vogue).

4) É necessário ter milhares de horas de experiência

Na maioria das vezes, não. Nós realmente precisamos de experiência. Nós realmente precisamos já ter algum trabalho legal a fim de obter os grandes contratos. Mas precisamos fazer um monte de pequenos trabalhos para construir um portfólio que vai nos levar a esses grandes contratos. É um processo, que começa pequeno e cresce.

É preciso ter ótimas imagens em seu portfólio, mas todo mundo começa de algum lugar. | Foto: Revati Upadhya/Freeimages
É preciso ter ótimas imagens em seu portfólio, mas todo mundo começa de algum lugar. | Foto: Revati Upadhya/Freeimages

5) Nunca devemos trabalhar de graça

Não. Trabalhar de graça às vezes é a única maneira de obter a experiência, credibilidade e incursões que nos permitem trabalhos pagos. NUNCA deixe ser explorado de graça, mas aprenda a reconhecer grandes oportunidades. Muitas vezes elas valem muito. (Nota: Se você não tem certeza de qual oportunidade é qual, você pode não estar pronto… Então continue trabalhando para conhecer melhor o mercado).

6) Um fotógrafo precisa ter muitos seguidores na internet para ser reconhecido

Não. Na verdade a maioria dos fotógrafos têm apenas um portfólio e um simples blog. Alguns, de fato, ter muitos seguidores em redes sociais, mas a maioria não. Em vez disso, eles têm uma sequência de clientes pelos quais eles trabalharam duro, e por isso não se importam com a fama em redes sociais.

7) Um fotógrafo iniciante é obviamente ruim porque os profissionais fotografam com muita facilidade

Não. Os profissionais simplesmente têm mais experiência, mais horas a criação, uma tonelada de história sobre fazer a mesma coisa, e eles ainda estão perseguindo metas para tornar-se melhores. Eles fazem parecer fácil, mas ainda estão ralando bastante. Eles são apenas melhores em esconder isso do que você.

8) “Tudo o que preciso é …”

Não. Nós chamamos isso de síndrome da bala mágica. Tudo o que precisamos é “um bom contrato” ou “uma nova lente” ou “um estúdio maior” ou… Não! Não há nenhuma bala mágica, nenhum atalho, não botão de “fácil” que pode ser comprado. Deve existir apenas compromisso com o esforço, e foco no resultado.

Para se tornar um fotógrafo profissional é preciso esforço e foco. | Foto: Fran Flores Dima-ala/Free Images
Para se tornar um fotógrafo profissional é preciso esforço e foco. | Foto: Fran Flores Dima-ala/Free Images

9) Os fotógrafos profissionais são especiais, com talentos especiais e vidas especiais

Não. Eles são como todos os outros. Eles (com exceção de algumas muito seletos) não chegaram lá por sorte, ou benção divina – eles trabalharam duro e com foco para chegar a esse ponto. Sim, alguns têm maneiras incríveis de ver o mundo, mas, eles têm trabalhado muito nisso também. Eles já fizeram um monte de fotografias para desenvolver essa visão.

10) Ninguém é capaz de ganhar a vida neste negócio

Não. Existem milhares de fotógrafos que trabalham comercialmente. E eles vão estar fotografando amanhã. Nem todos os fotógrafos estão no Facebook se lamentando sobre como está difícil lá fora. Para cada fotógrafo reclamando, há outro trabalhando bastante. Fazendo a própria imagem, fazendo marketing, criando a própria visão e sempre agarrando aquela foto que aparece em frente de seus olhos.

Sim, há uma série de outros desafios que devem ser cumpridos. É um mundo diferente do que era uma dúzia ou dois anos, mas ainda é uma profissão que tem o crescimento e possibilidades.

FONTE: PETAPIXEL

lightroom

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Há na fotografia, como em todas as profissões, certos tabus que nasceram sem sentido, mas persistem. As crenças publicadas são algumas (talvez as mais fortes) existentes nesta atividade e cabe àqueles que estão começando saber lidar com elas, ignorando-as se possível.
    À propósito, parabéns à Ruca pela postagem.