Documentário sobre fotografia

12 melhores documentários sobre fotografia

Nesta lista reunimos os 12 melhores documentários sobre fotografia que todo amante de fotografia deve assistir para aprender, refletir e se inspirar no olhar, na mente e nas iniciativas de fotógrafos incríveis em ação. Os documentários mostram como eles fazem para encontrar a composição, a luz e os ângulos perfeitos para fazer fotos extraordinárias.

1. Tales by light

Para quem tem a assinatura da Netflix uma ótima dica é a série “Tales by light”, em tradução livre algo como “Contos da luz”. A série possui 3 temporadas (12 episódios) e foi lançada em 2015 e foi produzida pela Canon Austrália em colaboração com a National Geographic. A série acompanha 5 fotógrafos e mostra como eles fazem para capturar imagens impressionantes de pessoas, animais e culturas em ângulos inéditos em várias partes do planeta. Vale a pena “maratonar” e acompanhar as aventuras desses profissionais e sua forma única de contas histórias. Veja o trailer abaixo:

2. Henri Cartier-Bresson – só amor

O documentário “Henri Cartier-Bresson – só amor”, dirigido pelo cineasta Raphael O’Byrne mostra de uma maneira cômica e surpreendente a trajetória daquele que é considerado por muitos o “pai da fotografia” e o maior fotógrafo de todos os tempos. O documentário exibe momentos importantes da vida de Bresson: sua primeira câmera e a criação da agência de fotografia Magnum. No filme também são mostrados os fotógrafos e artistas que Bresson se inspirou como Martin Munkacsi e Klavdij Sluban, além da influência de outras artes, como a pintura, o cinema e a música clássica. O mestre Henri Cartier-Bresson morreu em 2004 aos 95 anos de idade e dedicou sua vida para registrar o espaço e o tempo em preto e branco. O documentário tem duração de 110 minutos, é legendado e é uma aula de fotografia e cultura de um dos maiores artistas do século XX. Assista abaixo o documentário na íntegra.

3. Chasing Ice (Perseguindo o gelo)

Chasing Ice (“Perseguindo o gelo”, em tradução livre) mostra o impacto do aquecimento global nas geleiras e a importância do cuidado com o meio ambiente. O fotógrafo James Balog espalhou 300 câmeras pelo Ártico com o modo time-lapse para mostrar as mudanças com o degelo no passar dos anos. Além de ter se tornado uma referência sobre questões ambientais, o documentário recebeu dezenas de prêmios, como o Satellite Award de melhor documentário pela International Press Academy (IPA), uma das maiores organizações de mídia do mundo. Veja o trailer abaixo:

4. A vida através da Lentes

O documentário “A vida através da Lentes” conta a história da renomada fotógrafa Annie Leibovitz, que nasceu em 1949 e é um dos nomes mais importantes na história da fotografia. Imagens icônicas de celebridades, capas históricas e retratos das pessoas mais influentes do mundo fazem parte do trabalho de Annie Leibovitz. Com 1h30 de duração, o documentário mostra o processo de sua criação artística, as experiências da sua carreira, sua relação com a fama e a sua vida em família. Assista abaixo o documentário na íntegra e se delicie!

5. Revelando Sebastião Salgado

O documentário “Revelando Sebastião Salgado”, lançado em 2013, mostra de duas maneiras a intimidade o lendário fotógrafo: com as histórias de vida contadas por Salgado, e pela fotografia e imersão na casa do fotógrafo e de sua esposa Lélia Wanick. E é ao abrir a porta para as câmeras que podemos passar a chamá-lo de Tião. O modo como Salgado nos apresenta sua concepção de fotografia vai muito além de técnica. Existe a observação, a filosofia e a imersão no que realmente significa esta arte. É preciso análise dentro do quadro fotográfico, alinhando sentimento e conhecimento, fotografia é literalmente o que Cartier-Bresson disse uma vez. “Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração.” Assista abaixo o documentário na íntegra:

6. Nascidos em bordéis

A arte pode salvar a vida das pessoas, especificamente de 8 crianças nascidas em bordéis, na Índia. A fotógrafa Zana Briski ensina os pequenos a fotografar, enquanto faz o seu filme com as fotos deles. O filme arrecadou cerca de 3 milhões de dólares, além do Oscar de Melhor Documentário, em 2005. Todo o dinheiro foi destinado para ajudar as crianças. Veja o trailer abaixo:

7. Robert Capa: no amor e na guerra!

Um documentário que revela a história de um homem complexo que olhava diretamente para a violência no mundo e amava a humanidade acima de tudo. Robert Capa foi co-fundador da pioneira agência de fotografia, Magnum. Fotografou a Guerra Civil de Espanha e a invasão da China pelos Japoneses, o teatro de guerra na segunda Guerra Mundial e a primeira guerra árabe-israelita.

Capa foi o único fotógrafo que desembarcou em Omaha Beach no dia D, com a primeira leva das tropas. Jogou poker com Ernest Hemingway, fotografou Pablo Picasso e teve um romance com Ingrid Bergman. Em 1954 deixou a sua posição de liderança na agência Magnum de Nova Iorque, ao fim de seis anos, e voltou à linha da frente para fotografar a guerra da França e da Indochina. Ironicamente morre, na sequência da explosão de uma mina. Assista abaixo o documentário na íntegra:

8. O Sal da Terra, de Sebastião Salgado

O Sal da Terra conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto “Gênesis”, expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas. Um documentário direcionado não somente para o público amante da fotografia, mas para todos que vêem a arte como uma função social. O próprio personagem narra sua história em meio as suas fotos emblemáticas. O documentário foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário, em 2015. Veja o trailer abaixo:

9. Close Up – Fotógrafos em ação

Lançado em 2007, o documentário Close UP – Fotógrafos em Ação apresenta uma série de entrevistas com renomados fotógrafos e cineastas. Eles compartilham como trabalham e como conseguir fazer excelentes retratos. Com duração de 41 minutos, Close UP é um filme obrigatório para quem quer aumentar o seu conhecimento em fotografia. Assista abaixo o documentário na íntegra:

10. McCullin

Indicada à Academia de Cinema e TV Britânica (Bafta) na categoria de Melhor Documentário, esta obra mostra a história do fotojornalista Don McCullin, conhecido por retratar guerras e desastres humanitários por décadas. Além de mostrar as viagens, os bastidores e os trabalhos do profissional, o documentário conta com narrações do próprio McCullin. Veja o trailer abaixo:

11. A Fotografia Oculta de Vivian Maier

O documentário apresenta a história de vida de Vivian Maier, uma fotógrafa que passou grande parte da sua vida adulta trabalhando como babá em um bairro rico de Chicago. Durante a segunda metade do século vinte, Maier registrou imagens das peculiaridades da vida urbana nos Estados Unidos. Dirigido por John Maloof e Charlie Siskel. O documentário concorreu a diversos prêmios, entre eles o Oscar de Melhor Documentário, Emmy de Melhor Notícia e Documentário e Prêmio BAFTA de Melhor Documentário. Veja o trailer abaixo:

12. Harry Benson: Shoot First

O documentário “Harry Benson: Shoot First” reverência o homem que imortalizou a vida de muitos famosos em fotos. Ele conseguiu clicar grandes personalidades como os The Beatles, Michael Jackson, o lutador de boxe Muhammad Ali e o ativista político Martin Luther King. Veja o trailer abaixo: