Em 1900 um fotógrafo documentava os insetos de seu jardim

Fotografar o que a maioria de nós ignora pode ser uma solução criativa. Em 1900 o fotógrafo David Fairchild resolveu virar sua câmera para baixo e captou os insetos que vivem no chão de seu quintal, e pelos quais passamos todos os dias e não paramos para observar. O trabalho de Fairchild acabou sendo publicado pela National Geographic em 1913.

Foto: David G. Fairchild

O assunto fascinante era carregado de fotografias que traziam detalhes incríveis desses pequenos seres. Intitulado “Monstros de nossos quintais” a série fotográfica apresenta uma variedade de insetos como moscas-guindastes a besouros. O fotógrafo usou sua câmera apelidada de “Long Tom” que tinha 3 metros de comprimento para realizar as capturas das imagens de insetos ampliadas.

Foto: David G. Fairchild
Foto: David G. Fairchild

Naquela época o trabalho de Fairchild chamou atenção pelo seu tema, qualidade e por apresentar um mundo novo. “Como se examina de perto as gravuras, que soam como uma nova nota no estudo do leigo sobre a natureza, ele está ao mesmo tempo interessado e maravilhado com o novo mundo que divulga”, declarou Fairchild em uma continuação da National Geographic em 1914.

Foto: David G. Fairchild

Os insetos não estão na lista dos mais amados pela sociedade mas devemos ser gratos por sua existência, eles fazem um grande favor ao nosso meio ambiente. A entomologista da Universidade do Arizon Katy Prudic conta que os insetos estão entre os primeiros animais a evoluir há 400 milhões de anos “rastejar para fora do mar, se livrar da lama e conseguir asas” explica Katy.

Foto: David G. Fairchild
Foto: David G. Fairchild
Foto: David G. Fairchild

Fonte: National Geographic

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Adorei essa matéria!! Sou entomólogo e fotografo insetos. Considerando que as fotos do Fairchild têm quase 120 anos, a qualidade é ótima!!! Impressionante essa câmera dele… blogspot.com