10 dicas para fotografar na rua com celular

A rua oferece muitas possibilidades para você fazer fotos impressionantes. Mesmo que você não tenha uma câmera profissional ou, mesmo que tenha, tem um certo medo de usá-la na rua por questões de falta de segurança, saiba que seu celular ou smartphone pode capturar fotos profissionais. Não acredita que é possível? Então, veja como fazer isso com essas 10 dicas compartilhadas pelo fotógrafo Roman Fox: 

  1. Limpe as lentes – como usamos muito o celular é normal que aconteça toques nas lentes e isso acaba deixando elas com pequenas sujeiras, marcas de impressão de dedos e suas fotos ficarão sem nitidez e embaçadas. Para limpar use um pano ou até sua camiseta.

2. Cuidado com seus dedos – um pequeno descuido na forma de manusear ou segurar o seu celular e lá estão seus dedos aparecendo nas fotos, principalmente com lentes grande-angulares. Então, tome cuidado com a posição dos dedos na hora de fotografar para evitar que estraguem suas fotos.

3. Capa para estabilidade e segurança – quem já não deixou o celular cair no chão? Isso causa muitos danos e custa caro para consertar. Então, a melhor solução é comprar uma capa emborrachada com apoio de segurança. Esse acessório vai aumentar muito a segurança e estabilidade para fotografar com o celular.

4. Coloque o celular no modo avião – pode parecer uma coisa boba, mas se você não colocar o celular no modo avião você poder perder muitas fotos porque pode receber uma ligação ou se distrair com notificações do WhatsApp, Instagram, Facebook, etc.

5. Evite o zoom digital – muitas pessoas querem aproximar os objetos na foto e acabam usando o zoom digital da câmera do celular. Não faça isso! Isso vai estragar a qualidade da sua imagem. Como solucionar? Ande para frente e se aproxime o máximo do objeto ou cena para captar os detalhes. Outra boa opção é comprar lentes extras com diferentes distâncias focais (teleobjetiva e grande-angular). Veja opções neste link.

6. Use um aplicativo de câmera – o aplicativo de câmera padrão que vem com seu celular, geralmente, não fotografa em RAW e nem possui recursos manuais importantes para a fotografia de rua. Então, baixe um aplicativo de terceiros. Uma boa opção é o app gratuito Camera FV-5 Lite (para Android ) ou o Obscura Camera para iOS (custa R$ 18,90). Se quiser outras opções, fizemos uma lista com os 7 melhores apps de câmera para Android e iOS neste link.

7. Fotografar em RAW – quando você faz normalmente as fotos no seu celular, elas são gravadas no formato JPEG. Porém, existe um outro formato de arquivo muito melhor, chamado RAW, que captura a imagem crua e com muito mais qualidade. E na edição, você pode corrigir as fotos sem perda de qualidade como acontece com os arquivos JPEG. Fotografe em RAW para ter resultados muito melhores.

8. Cuidado com a exposição das fotos – se você não conseguir a exposição correta da foto, ou seja, que a iluminação das áreas mais escuras e claras estejam equilibradas, e por exemplo, tem áreas da foto estourando (muito claras), a melhor opção é deixar a foto subexposta (mais escura) do que superexposta (muito clara). Por isso, também é importante fotografar em RAW. Mesmo que a foto fique escura, depois na edição você pode clarear as sombras sem perder qualidade.

9. Encontre maneiras criativas de tirar as fotos com seu celular – como o celular é compacto, você pode tentar colocá-lo em locais, ângulos e perspectivas onde seria quase impossível para câmeras profissionais. Então, explore todas as possibilidades e não fique restrito a forma tradicional de segurar uma câmera.

10. Explore as locações diferentes – em muitos locais públicos é quase impossível fotografar com uma câmera profissional. Há muitas restrições e proibições de uso! Então, quando você tem um celular e quer fazer fotos há muito mais possibilidades, incluindo teatros, museus, monumentos, metrôs, estações de trem, locais sagrados, parques e atrações turísticas. Muitas dessas locações, inclusive, não permitem a entrada com câmeras fotográficas profissionais, então, fotografar com celular é uma alternativa incrível para aumentar suas possibilidades de fotografar na rua.

Veja essas 10 dicas no vídeo abaixo (em inglês) que Roman Fox postou no seu canal no Youtube.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *