Fotografia com celular Fotografia com Celular

Vale a pena comprar lentes extras para seu celular ou smartphone?

A editora Nancy Messieh do site MUO escreveu um artigo bem detalhado para você entender se vale a pena ou não comprar lentes de câmera extras para smartphone. Disse ela no artigo: “Muito se fala: ‘A melhor câmera é a que você tem com você’. Isso nunca foi tão verdadeiro quanto hoje, na era da fotografia com smartphones. Mas, embora os smartphones sejam mais fáceis de transportar, as DSLRs ainda estão muito à frente em versatilidade devido à grande variedade de lentes disponíveis. É por isso que, se você deseja evitar carregar uma DSLR pesada, mas deseja tirar mais proveito da câmera do seu telefone, tente adicionar uma lente de smartphone ao seu arsenal.

Entre os mais recentes telefones Samsung, Google e Apple, existem excelentes câmeras para smartphones disponíveis para obturadores. E é praticamente uma garantia de que na próxima vez que você atualizar, a câmera do seu smartphone terá ótimos recursos . Então, por que você deveria considerar adicionar uma lente? Convém levar menos equipamento, melhorar a qualidade das suas fotos ou aumentar os limites do seu telefone. Ou talvez você esteja em busca de presentes para o fotógrafo em sua vida . Seja qual for o motivo, aqui está tudo o que você precisa saber sobre as lentes das câmeras dos smartphones.

Sua câmera do smartphone tem limitações

Uma das principais razões pelas quais você deve considerar uma lente de câmera para smartphone é que existem certas limitações que o telefone simplesmente não consegue superar, por mais que se esforce:

  • No que diz respeito ao hardware, o telefone possui uma lente minúscula e deixa entrar muita luz.
  • O maior avanço nas câmeras telefônicas não está ocorrendo na óptica. Está sendo trazido a você por software. A fotografia computacional usa software para processar as imagens do telefone e exceder os recursos nativos da ótica. Você pode ver isso em ação no telefone ao tirar uma foto panorâmica, usar HDR ou usar o modo retrato no telefone . E, claro, esses recursos não são perfeitos.
  • A maioria dos telefones tem apenas zoom digital e, se você levar sua fotografia a sério, nunca a usará. O zoom digital não mexe com a ótica da câmera, apenas aumenta a imagem. Você terminará com uma imagem pixelizada que não é tão diferente se você tivesse tirado a foto sem zoom e a cortada.

Como superar essas limitações

Existem vários tipos de lentes de câmera para smartphone que podem ajudá-lo a superar as limitações de software e hardware do seu telefone.

  • Telefoto: em vez de confiar no recurso de zoom digital do telefone, opte por uma lente telefoto e capture esses momentos à distância, mas com uma foto nítida e limpa.
  • Grande angular: Uma tomada de todas as operações, uma lente grande angular será útil para fotografia de rua ou de paisagem, é ótima para fotografia de alimentos e muito mais.
  • Macro: o telefone pode ter uma opção de macro na câmera, mas uma lente macro oferece muito mais detalhes ou textura.
  • Olho de peixe: Você também pode ser criativo se optar por algo como uma lente olho de peixe. Existem aplicativos que pretendem oferecer esse tipo de funcionalidade, mas vamos ser honestos, são apenas manipulações que nunca parecerão verdadeiras para uma lente olho de peixe real.
Lentes para celular

Comparações de lentes da vida real

Que tal fazer uma comparação real de fotos com e sem uma lente de smartphone? Apenas para ter uma idéia do que uma lente pode fazer, aqui estão algumas comparações da vida real usando o Google Pixel 2 XL, que é um smartphone com uma ótima câmera com uma lente Moment Wide Angle conectada. A Moment afirma que essa lente duplica o campo de visão nativo do seu telefone. Como o Google Pixel 2 XL possui uma lente que é aproximadamente o equivalente a uma lente de 26 mm, a lente grande angular para smartphone empurra isso para o equivalente a 18 mm, oferecendo uma imagem muito mais ampla.

Fotografia de rua

Vou mostrar três fotos que ajudarão a ilustrar o quão útil uma dessas lentes pode ser na sua fotografia de rua. A primeira foto é esta agradável foto exterior da Galeria Nacional de Arte de Washington, DC. A foto foi tirada com a câmera do telefone. É uma foto simples e a câmera faz um trabalho fantástico de renderizar a cena.

fotografia de rua sem lente

Vejamos a segunda foto – tirada exatamente do mesmo local – mas desta vez com a lente grande angular acoplada.

fotografia de rua com lente

Essa é uma grande diferença. Consegui encaixar quase toda a lateral do edifício no quadro e, mais importante, a qualidade da imagem não sofreu. Eu posso ouvir alguns de vocês dizendo: grande coisa, por que você simplesmente não recua e tira a mesma foto sem ter que desembolsar para outro dispositivo. Boa pergunta. Então vamos fazer isso. Aqui está o mesmo campo de visão e a mesma parte do edifício capturada sem o auxílio da lente de 18 mm.

comparação de fotografia de rua

Para conseguir essa foto, tive que voltar do outro lado da rua. Agora, tenho as mesmas partes do edifício, mas também apresentei um monte de carros, um poste de luz, pessoas que não conheço e algumas árvores menos fotogênicas. Eu sacrifiquei muita limpeza de composição e controle ao conseguir essa foto. 

Fotografia De Alimentos

Se você está tentando tirar uma foto da sua refeição em um restaurante, precisará levantar-se da mesa. E se você não gosta de ficar em pé em uma cadeira de restaurante, conectar uma lente grande angular ao telefone o aproximará muito mais do seu objetivo. Tentar capturar uma foto, mantendo o telefone acima da mesa, sem se levantar, fará com que você fique assim (eu também estava lutando com uma luminária baixa):

foto plana leiga

Segurando o telefone exatamente no mesmo local, com a adição da lente, você obtém o seguinte:

foto plana leiga

Como você pode ver, fotografar com uma lente de smartphone me ajudou a obter muito mais detalhes sem ter que interromper a refeição de todos os outros para obter a foto.

Você deve comprar uma lente de câmera para smartphone?

Então, você precisa comprar uma lente para melhorar a fotografia do seu smartphone? Para a maioria dos usuários, não. No entanto, ter uma lente de câmera para smartphone em seu arsenal realmente abre sua fotografia para um mundo totalmente novo de possibilidades. E se você quiser tirar ainda mais proveito da fotografia do seu smartphone, considere abandonar os filtros do Instagram em favor dos aplicativos de edição de fotos. Se você deseja ganhar dinheiro com a fotografia em smartphones ou melhorar suas fotos de comida – ou você é um fotógrafo profissional procurando diversificar suas opções, uma lente de câmera para smartphone é definitivamente uma compra válida.