Dicas de Fotografia

6 desafios para fotografar em casa durante a quarentena

O site Digital Camera World publicou um artigo com 6 desafios para fotógrafos exercitarem sua criatividade e aprimorar suas técnicas fotográficas durante a quarentena de combate a disseminação do COVID-19. Vamos a eles:

1. Faça um splash

Para obter uma natureza-morta clássica de estúdio sem um estúdio prenda uma fronha branca na parede e na bancada da cozinha para formar uma concha. Com a câmera em um tripé, enquadre-se em um copo de água com uma fatia de limão. Fique nivelado com o copo, mas deixe espaço para o respingo. Coloque um flash fora da câmera para um lado – mas aponte para o fundo, não para o vidro. 

Crédito da imagem: Jon Adams

2. Atire à luz de velas

Pode ser fraco no poder de iluminação, mas a luz da vela ultrapassa muito a luminosidade em termos de atmosfera. Para fotografar um retrato à luz de velas, use o modo Manual (M) e o formato bruto. Inclua a vela na foto, pois a luz é tão quente que a fonte de luz é necessária para ajudar o espectador a entender a imagem. Use um ISO de 1.600 e uma lente rápida como uma 50mm f / 1.8 em uma abertura de f / 2. Defina uma velocidade do obturador de 1/100 seg. E foque no olho mais próximo do seu objeto.

Crédito da imagem: Jon Adams

3. Misture óleo e água

Com uma lente macro e alguns itens do dia a dia, você pode tirar fotos incríveis de gotas de óleo flutuando na água. Como a maioria das fotos macro, a configuração cuidadosa é essencial, mas o processo obriga a se concentrar nos mínimos detalhes. A disciplina resultante da experimentação deste projeto se estenderá a outros estilos de fotografia; portanto, fotografar resumos delicados é de grande benefício geral.

Para preparar, encha um copo com água e adicione uma gota de detergente para a loiça. Depois de uma leve agitação, deixe repousar por 5 a 10 minutos e adicione algumas gotas de óleo de cozinha.

Crédito da imagem: Jon Adams

4. Tire um retrato do dia chuvoso

Quando você tira um retrato, a regra de ouro é focar nos olhos. Mas as regras são feitas para serem quebradas, e você pode tirar retratos evocativos sem focar o rosto.

Escolha uma janela em um dia chuvoso e você perceberá gotas de água no copo. Com o assunto posicionado do outro lado do painel, você pode usar essas contas como ponto focal e fotografar um retrato sombrio e reflexivo que é tão eficaz quanto um tiro na cabeça comum. 

Fotografe de dentro para fora para transmitir a idéia de que o assunto está no frio, ou fotografe de fora para dentro para dar a sensação de que alguém anseia por uma pausa no clima. Para tornar a foto realmente eficaz, você precisa de uma profundidade de campo muito rasa, para que apenas as gotas de água sejam mantidas em foco nítido. Para fazer isso, use uma lente com uma abertura máxima rápida como uma 50mm f / 1.8 prime. No modo Prioridade de abertura, disque o número f / mais baixo e enquadre o assunto. Concentre-se nas gotas e tire a foto.

Foto: Pexels

5. sinais de fumaça

A captura de fiapos de fumaça é fácil de obter, se você conseguir acertar a iluminação. Para tirar a foto, acenda um bastão de incenso e coloque-o na frente de um fundo escuro. Use um flash fora da câmera no modo Manual para iluminá-la de um lado, certificando-se de que a luz não derrame no pano de fundo ou nas lentes. Focalize a ponta do bastão e depois mude para o foco manual para bloquear a distância do foco.

Use o modo Manual e defina uma abertura de f / 8 e uma velocidade do obturador de 1/200 seg. Agora tire algumas fotos de teste e ajuste a potência do flash para tornar a fumaça mais clara ou mais escura, até obter a exposição perfeita. 

Foto: Pexels

6. Flores congelantes

Cubra a base de um recipiente de sorvete com cerca de 2 cm de água e coloque-o no freezer. Quando estiver sólida, coloque uma flor colorida no gelo e adicione água suficiente para cobri-la. Congele novamente, e o resultado final será uma flor envolta em um bloco de gelo.

Remova o bloco congelado da caixa, coloque-o em uma placa de drenagem e instale sua câmera em um tripé. Use uma tocha para iluminar o gelo de diferentes ângulos, e você encontrará rapidamente várias composições coloridas e altamente texturizadas. 

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário

    • Dennis, realmente tem razão… o texto original da revista são 10 desafios, mas optamos em colocar apenas 6 que consideramos viáveis e interessantes para fazer… se quiser fazer todos, acesse o link do texto original da revista que colocamos na matéria. Obrigado por alertar a falha, que já corrigimos. Tudo de bom hoje e sempre!