10 coisas que a noiva precisa saber sobre fotografia de casamento

Imagine-se daqui 30 anos, com seu agora noivo já como seu marido, com cabelinhos brancos, e vocês dois curtindo uma nostalgia a sós, lembrando a cerimônia do casamento. Nesse dia, você perceberá o quanto valeu a pena investir na fotografia, no quanto encontrar um bom fotógrafo que saiba registrar bons momentos foi um trabalho que valeu a pena (além do dinheiro gasto, é claro!).

Grandes fotógrafos de casamento sabem disso. Eles levam o trabalho incrivelmente a sério, e querem ter certeza de que farão as melhores fotos desse dia tão especial. Um desses talentosos fotógrafos, Van Middleton, deu ao site ISO 500px algumas dicas preciosas para que as noivas aproveitem ao máximo esse momento.  Aqui está o que ele tem a dizer.

Silhueta da noiva e noivo. | Foto: Van Middleton
Silhueta da noiva e noivo. | Foto: Van Middleton
  1. Seu casamento é sobre você. Faça o que quiser

As regras são feitas para serem quebradas. Não se sinta constrangida pelas tradições familiares. Faça o que você quer em seu dia do casamento.

Se você optar por ter uma festa de casamento, deem um tempo longe da festa sozinhos com seu fotógrafo. Os noivos podem se sentir constrangidos se estão tendo um momento de intimidade com seus amigos em volta. Como fotógrafo, não há nada pior do que tentar conseguir registrar aquela magia, o calor romântico de um casal, quando os padrinhos estão perto. Ou se as damas de honra querem oferecer bem intencionados conselhos e sugestões bem hora que o fotógrafo tanta fazer aquelas fotos que passou dias planejando.

Um casamento é sobre você e seu parceiro. Tudo o resto é importante, mas secundário.

"O mundo sob os pés deles" |Foto: Van Middleton
“O mundo sob os pés deles” |Foto: Van Middleton
  1. Boas fotos levam tempo

Boas fotos raramente acontecem em 20 minutos. Por isso, tire um bom tempo para fazê-las. Pode haver ótimos locais muito perto da cerimônia, mas muitas vezes há lugares na estrada ou na cidade que podem ajudar a tornar suas fotos de casamento ainda mais especiais.

Pense nisso como uma pausa dos convidados e da família, e divirta-se.

"Fiji Love" | Foto: Van Middleton
“Fiji Love” | Foto: Van Middleton
  1. Prepare-se em algum lugar tranquilo e agradável, e tente manter o local limpo

O tempo de preparação pode ser estressante, e ele pode ser duplamente estressante se o local estiver lotado por um monte de (bem-intencionadas) pessoas. Tente cortar a multidão, para que você possa relaxar um pouco, e para que o seu maquiador e fotógrafo possam fazer o trabalho deles. Além disso, esteja ciente de todos os pacotes de batatas fritas e garrafas de água que podem estar espalhados pelo local. Nem sempre é fácil de photoshopa-los depois.

Foto: Van Middleton
Foto: Van Middleton
  1. Seu vestido provavelmente vai ficar sujo

Se você se despreocupar com isso, será muito mais fácil para ficar tranquila quando isso acontecer. Vestidos e sapatos são caros, mas você não vai querer se preocupar o dia inteiro com eles. Seu fotógrafo pode levá-la para algumas locações complicadas. Estas belas imagens de recém-casados ​​passeando nos campos ensolarados e perambulando em celeiros velhos não aconteceram por magia – você pode ir até lá e ficar com os pés enlameados, além de escalar uma ou duas cercas. Se você quiser, é claro.

Você sempre pode optar por fazer suas fotos no jardim local. Mas seja realista sobre o resultado final. Também é divertido deixar para fazer isso no final da noite, e é muito mais fácil de fazer isso quando você não está preocupada sobre a cerveja ou vinho derramado sobre o seu vestido.

Foto: Van Middleton
Foto: Van Middleton
Foto: Van Middleton
Foto: Van Middleton
  1. Considere proibir iPhones, iPads, etc, na cerimônia

iPads já são particularmente horríveis, mas qualquer celular com câmera segurado no ar durante a cerimônia – especialmente nos momentos mais inoportunos – são péssimos para os fotógrafos de casamento. Não é pedir demais que as pessoas não tirem fotos da cerimônia. Ao invés disso, convide-os a simplesmente desfrutar da ocasião.

"Love" | Foto: Van Middleton
“Love” | Foto: Van Middleton
  1. Faça uma lista de familiares, e manter o seu fotógrafo a par de quaisquer questões familiares que possam surgir

Seu fotógrafo não conhece sua família, por isso ajuda muito se eles têm uma lista para quando tirarem as fotos de família. Deixe-os cientes sobre divórcios e/ou mortes – isso pode ajudar a evitar alguns momentos embaraçosos. A maioria dos fotógrafos vai pedir esta informação antes do dia, mas vale a pena já deixar isso pronto se o profissional não pedir.

"Casamento na praia" | Foto: Van Middleton
“Casamento na praia” | Foto: Van Middleton
  1. Escolha o fotógrafo certo e jogue fora qualquer lista de fotos

É ok mostrar aos fotógrafos que tipo de imagens você gostaria de ter em seu casamento, para dar a eles alguns exemplos, mas micro-gerir um fotógrafo, dando uma lista imensa de todas as imagens que você quer pode se tornar uma péssima ideia.

Para ser criativo, o fotógrafo precisa de liberdade. Todos os casais, todos os lugares, todos os momentos são diferentes, e é tarefa do fotógrafo capturá-los como eles acontecem. Não é bom querer fabricar uma imagem de um lugar e de um tempo diferente, e feita por outra pessoa. A última coisa que um fotógrafo precisa é  olhar listas e pinterest de fotos de casamento para se certificar de que ele já fez todos os itens que você pediu. No tempo que ele leva para revisar esses detalhes, perde-se o que está realmente acontecendo.

Escolha bem o profissional, para dar a ele liberdade criativa, e, também, confiar nele.

Foto: Van Middleton
Foto: Van Middleton
  1. Luz é tudo

Luz pode ajudar ou atrapalhar suas fotos de casamento, por isso é importante tentar planejar seu casamento para dar o seu fotógrafo bons lugares para fotografar. No final do dia é o melhor momento para suas fotos de casamento, especificamente a hora antes do por do sol. Tente não planejar suas fotos no meio do dia, ou no início da tarde. A menos que seja nublado, você está pedindo para ter problemas. Horário com luz do sol forte = muitas sombras.

Além disso, se você está planejando uma cerimônia ao ar livre, considere o sol. Será muito difícil arrumar um pedaço de sombra em seu rosto, e a caminhada da luz do sol para a sombra até o altar é um cenário de diferenças de luz muito complicado para qualquer fotógrafo gerir.

"Noiva Fung Fu" | Foto: Van Middleton
“Noiva Fung Fu” | Foto: Van Middleton
  1. Fiquem um pouco sozinhos na pista de dança

Se você terá uma primeira dança/valsa nupcial com seu parceiro, certifique-se de permitir-se um pouco de tempo a sós na pista de dança. Aproveite este tempo. São um ou dois minutos que vocês deve desfrutar, sozinhos, e um dos momentos para se fazer belas fotos. Se seus convidados inundarem a pista de dança muito cedo, você pode perder essa uma imagem mágica que poderia ser um tesouro para você para o resto de sua vida.

"Dance comigo" | Foto: Van Middleton
“Dance comigo” | Foto: Van Middleton
  1. Aproveite o seu dia – suas fotos dependem dele

Casamentos são estressantes, e algumas noivas tem planejado esse dia suas vidas inteiras. Mas, quando o dia chegar, não se preocupe com os detalhes. As coisas vão dar errado – isso sempre acontecerá. Sua tarefa agora não é se esforçar sobre minúcias, e aproveitar o dia como ele se desenrolar.

Seja feliz. Sorria. Faça as coisas ficarem mais devagar e desfrute todos os momentos. Mas, principalmente, desfrute da companhia de seu novo marido/esposa. Este é o primeiro dia do resto de suas vidas. Felicidade = irradiação de boas energias = belas fotos do casamento.

 FONTE: ISO 500PX

lightroom

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Dicas maravilhosas! Gostei demais! Vou passá-las para os próximos noivos. Principalmente para as noivas!
    Valeu, galera!

  2. Nada ou muito pouco servem estas dicas do fotografo Van Middleton
    1 – “As regras são feitas para serem quebradas. Não se sinta constrangida pelas tradições familiares. Faça o que você quer em seu dia do casamento”.
    Cabe ao fotografo este conselho, essa opinião, essa interferência?
    Depois desse conselho a incoerência, todo o restante do texto o fotografo, de alguma forma, tenta dirigir o evento em proveito próprio. Fotógrafos tem esse direito?

    2 -” Se você optar por ter uma festa de casamento, deem um tempo longe da festa sozinhos com seu fotógrafo. Os noivos podem se sentir constrangidos se estão tendo um momento de intimidade com seus amigos em volta. Como fotógrafo, não há nada pior do que tentar conseguir registrar aquela magia, o calor romântico de um casal, quando os padrinhos estão perto. Ou se as damas de honra querem oferecer bem intencionados conselhos e sugestões bem hora que o fotógrafo tanta fazer aquelas fotos que passou dias planejando”.

    No Brasil não é tradição fazer fotos para um pequeno book na hora da recepção ou antes da noiva oficializar sua presença na festa. Dependendo do lugar pode ser interessante aproveitar o ambiente, mas não é comum.

    Normalmente se faz o book no pós casamento em local previamente agendado etc.
    3- “Um casamento é sobre você e seu parceiro. Tudo o resto é importante, mas secundário”.

    Mais um rompimento com as características da noiva. Casamento é uma festa familiar, não há porque criar tanta atmosfera individualizada para o casal.
    4 – “Boas fotos raramente acontecem em 20 minutos. Por isso, tire um bom tempo para fazê-las. Pode haver ótimos locais muito perto da cerimônia, mas muitas vezes há lugares na estrada ou na cidade que podem ajudar a tornar suas fotos de casamento ainda mais especiais. Pense nisso como uma pausa dos convidados e da família, e divirta-se”.

    Como já disse não é uma tradição por aqui…
    5 – “O tempo de preparação pode ser estressante, e ele pode ser duplamente estressante se o local estiver lotado por um monte de (bem-intencionadas) pessoas. Tente cortar a multidão, para que você possa relaxar um pouco, e para que o seu maquiador e fotógrafo possam fazer o trabalho deles. Além disso, esteja ciente de todos os pacotes de batatas fritas e garrafas de água que podem estar espalhados pelo local. Nem sempre é fácil de photoshopa-los depois”.

    Eu acho que a noiva vai ficar estressada é com esse fotografo ficar preocupando-a com garrafas de água e saquinhos de lanche e com fotografo chato privando-a das pessoas que ela quer, fiquem perto dela.

    Quanto ao local, há muitas variantes para uma noiva escolhe esse ou aquele pra ficar ouvindo o chato do fotografo, cheio de necessidades.

    6 -” iPads já são particularmente horríveis, mas qualquer celular com câmera segurado no ar durante a cerimônia – especialmente nos momentos mais inoportunos – são péssimos para os fotógrafos de casamento. Não é pedir demais que as pessoas não tirem fotos da cerimônia. Ao invés disso, convide-os a simplesmente desfrutar da ocasião”.

    Fato!

    7 – Seu fotógrafo não conhece sua família, por isso ajuda muito se eles têm uma lista para quando tirarem as fotos de família. Deixe-os cientes sobre divórcios e/ou mortes – isso pode ajudar a evitar alguns momentos embaraçosos. A maioria dos fotógrafos vai pedir esta informação antes do dia, mas vale a pena já deixar isso pronto se o profissional não pedir.

    Não sei onde li que casais estavam cheios dessas perguntas e dos index de fotógrafos chatos com suas perguntas chatas.
    Parece que nos Estados Unidos ou seja onde for não existe Wedding Planers e o fotografo é que trabalha a organização e sutilezas do evento. Esse assunto é para o cerimonial, o fotografo deve consultar este profissional e não ficar se metendo se esse ou aquele parente divorciou ou coisa parecida.
    8 – “É ok mostrar aos fotógrafos que tipo de imagens você gostaria de ter em seu casamento, para dar a eles alguns exemplos, mas micro-gerir um fotógrafo, dando uma lista imensa de todas as imagens que você quer pode se tornar uma péssima ideia”.

    A priori essa recomendação é muito perigosa, assim como outras que já li onde o fotografo (brasileiros também) recomendam pedir a noiva exemplos de fotos que ela gostaria. Além de incoerente, um risco.
    No Brasil noivos contratam fotógrafos para resolverem assuntos ligados a fotografia, mostrar para o fotografo o que a noiva quer invariavelmente vai soar como insegurança e incapacidade do profissional.

    Na contratação a noiva já pôde observar o estilo fotográfico do contratado e este mesmo contratado deve deixar claro as características do seu trabalho e as possibilidade de cada evento.
    Enfim, fotógrafos quando falam de casamento, tem o hábito de padronizar os casais e também de criar interferências no processo que não lhes compete.

    Para eles todas as noivas estão vivendo um conto de fadas interplanetário, são as mulheres mais felizes do mundo em um casamento maravilhoso e comovente etc etc.
    Tais coisas existem? Sim, mas são minoria. A realidade com que nos deparamos são de noivas ou casais tímidos, boa parte sóbrios, desconfiados, pouco a vontade.

    Nos deparamos com noivas fora do peso, noivos desinteressados, casamentos complicados, noivos que já moram juntos, as vezes já tem filho(s), assim o como o contrário também, noivos alegres e desencanados.

    Por essas e outras é que entendo ser quase infantil essas entrevistas, chegam a ser tolas, uma vez que nem de longe contemplam a capacidade do fotografo de fazer boas fotos sob uma situação de pressão, de diversidade interpessoal num universo considerável de possibilidades psicológicas e estruturais.
    Parece que tudo se resume num romance cinematográfico entre as partes. Tolice…