Fotografia com celular Tecnologia

Sony anuncia o primeiro sensor para smartphone com 48 megapixels

A Sony acaba de anunciar a criação de um novo sensor CMOS para smartphones que captura fotos de 48 megapixels – a maior contagem de pixels da indústria. O sensor é o primeiro do mundo a apresentar um tamanho de pixel de apenas 0,8μm, permitindo encher um sensor de 1,2 cm com 48 megapixels.

“O novo sensor da Sony possui 48 megapixels efetivos, uma contagem de pixels que rivaliza com a de câmeras SLR de alto desempenho, possibilitando a captura de imagens bonitas e de alta resolução, mesmo com um smartphone.”

O Sony IMX586 possui uma matriz de filtros de cores Quad Bayer na qual cada quadrado de pixels 2×2 tem a mesma cor de filtro. Ao fotografar com pouca luz, os dados dessas grades de 4 pixels são combinados e interpretados como pixels de 1,6μm com o dobro do tamanho.

Mas ao fotografar em cenas claras (por exemplo, ao ar livre durante o dia), uma função de processamento de sinal é usada para fazer uma conversão de matriz que permite que os pequenos pixels individuais sejam usados ​​para uma foto de 48 megapixels de alta resolução.

“Este produto foi projetado e fabricado com técnicas que melhoram a eficiência da coleta de luz e a eficiência de conversão fotoelétrica em relação aos produtos convencionais, resultando no primeiro pixel de 0,8μm do mundo, com alta sensibilidade e alto nível de saturação.”

Outros recursos do Sony IMX586 incluem gravação de vídeo 4K a 30fps, gravação em alta velocidade a 480fps a 1080p, autofoco com detecção de fase e imagem HDR. A Sony informou que começará a enviar o sensor em setembro de 2018 com um preço unitário de ¥ 3 mil (cerca de US$ 27).


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!