Tecnologia

Artista usa realidade virtual para recriar a primeira exposição de fotos da história

Livro de Fotografia Poses Perfeitas

A primeira grande exposição de fotografia do mundo foi realizada em 1839, quando o cientista britânico e pioneiro da fotografia William Henry Fox Talbot decidiu criar uma mostra para revelar suas impressões fotográficas ao público.

Cento e oitenta anos depois, o artista britânico Mat Collishaw recriou a primeiro exposição fotográfica de Talbot como uma experiência de realidade virtual. Intitulada “Thresholds“, a experiência apresenta uma mostra totalmente imersiva, que permite ao visitante interagir de diferentes maneiras com o espaço.

Tudo se encontra dentro de uma sala branca no National Science and Media Museum em Bradford, no Reino Unido. Antes de entrar, o visitante é equipado com um headset de realidade virtual, fones de ouvido e uma mochila. Em seguida, recebe oito minutos para se deslocar pela exposição virtual, em que é possível realmente sentir os objetos correspondes às estruturas encontradas na sala branca.

Quando o visitante caminha até a lareira no mundo virtual, ele realmente sentirá o calor das chamas e brasas no mundo real. Até seis pessoas podem percorrer a exposição ao mesmo tempo e  elas aparecerão no mundo virtual como “fantasmas” para evitar que elas trombem umas nas outroas. Veja abaixo como os usuários do equipamento de realidade virtual enxergam a sala após colocaram o dispositivo:

Um vídeo de quatro minutos publicado pelo canal BlainSouthern mostra como funciona a experiência:


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail

error: Content is protected !!