Profissão: fotógrafo

5 mentiras sobre a carreira de fotógrafo

Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Quando você decide seguir carreira na fotografia, recebe muitas reações e conselhos: nem todos serão positivos e úteis. Neste vídeo, o fotógrafo Evan Ranft fala sobre as coisas que ouviu antes de iniciar a profissão e que na verdade não têm nada a ver com uma verdadeira carreira fotográfica. Assista:

1. A câmera não importa

É verdade que um bom fotógrafo deve ser capaz de produzir uma boa foto em qualquer tipo de câmera. Porém, as fotos tiradas com um iPhone terão qualidade diferente daquelas tiradas com uma câmera mais avançada como uma full frame e uma lente de alta qualidade. Então, se você quer seguir uma carreira na fotografia, é claro que você tem que trabalhar a sua habilidade – mas você deve investir em equipamentos que ofereçam uma qualidade superior de imagem.

2. Você deve fazer casamentos

Segundo Evan, sempre que ele diz a alguém que ele é um fotógrafo profissional, as pessoas dizem algo como: “Ah, então você fotografa casamentos”. Porém, ele nunca fotografou um único casamento em sua vida. Embora a fotografia de casamento esteja em alta, você pode concentrar seu negócio de fotografia em muitos outros nichos.

3. Você é seu próprio chefe

É verdade que você define sua própria agenda e não há um chefe com quem trabalhe no seu dia-a-dia. Porém, é um pouco mais complicado do que isso. Ganhar dinheiro com a fotografia geralmente requer trabalhar para os clientes, o que faz com que cada um deles seja seu chefe enquanto você trabalha em um determinado projeto. E nem sempre você consegue definir sua própria programação. Se você fotografa eventos, as datas de quando eles acontecem determinam quando você irá trabalhar.

4. Os melhores sempre se destacam

Você vai ouvir que, se você for bom o suficiente, seu trabalho será reconhecido e você se elevará acima dos outros. Porém, não é suficiente apenas criar um bom trabalho. Você deve ser estratégico ao apresentar seu trabalho para as pessoas certas e para se promover do jeito certo. Há muitos bons fotógrafos por aí, então, a habilidade em si não é suficiente. Você tem que trabalhar duro para construir uma marca e se promover.

5. Você nunca vai ganhar dinheiro

Quando você começar, pode ouvir muito isso. Talvez até mais tarde, quando você começar a expandir seus negócios. Embora possa ser difícil ganhar dinheiro no começo, isso não significa que você nunca ganhará dinheiro. A fotografia pode ser uma carreira de construção lenta e deve-se ter em mente que quase todos os negócios levam algum tempo para se tornarem lucrativos. Mas, à medida que você expande seus negócios, começa a descobrir como o mercado funciona.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!