Fotopédia

Gerda Taro, a mulher por trás de Robert Capa

Foto: Fred Stein
Como montar a pose perfeita

Gerda Taro 1911-1937

Uma das mulheres mais fortes na fotografia é a alemã Gerda Taro. Sua história é construída com guerras, resistência, pioneirismo e amor. Ela é considerada uma das primeiras fotojornalistas a cobrir guerras, sua carreira foi construída ao lado de Robert Capa e David Seymour.

iphoto-gerdataro-11
Foto: Gerda Taro

A história de Taro começa com a sua luta contra o nazismo, filha de judeus, ela acaba se mudando para Paris após o fortalecimento do antissemitismo na Alemanha. Foi quando conheceu Capa e Seymour, e juntos construíram uma das histórias mais bonitas da fotografia.

iphoto-gerdataro-16
Foto: Gerda Taro

Pode se dizer que a vida de Taro e Capa estavam predestinados, foi por causa da ajuda de Taro e sua grande desenvoltura que Capa ganhou nome e tornou-se um dos fotógrafos de guerra mais procurado pelas revistas. A fotógrafa era quem, praticamente, vendia as fotografias de Capa, em troca, ele a ensinou a fotografar.

iphoto-gerdataro-10
Taro e Capa | Foto: Fred Stein

A história de Taro e Capa não era apenas de amizade, o amor pela fotografia enlaçou os fotógrafos que se apaixonaram e passaram a trabalhar juntos cobrindo guerras. David Seymour, o Chim, era um grande amigo do casal, é por causa da amizade e bravura desses três fotógrafos que a humanidade possui registros da guerra Civil Espanhola.

iphoto-gerdataro-4
Foto: Gerda Taro

As fotografias de Taro são muitas vezes confundidas com a de Capa, os dois fotografaram a guerra lado a lado. Para quem realmente conhece o trabalho dos fotógrafos, é possível notar uma grande diferença de enquadramento e posição perante o assunto. Mas muitas vezes é fácil de se confundir.

iphoto-gerdataro-14
Foto: Gerda Taro

Gerda Taro faleceu aos 26 anos enquanto cobria a batalha de Brunete, em 1937, com a companhia do jornalista Ted Allan. Ela foi a primeira fotógrafa a morrer em uma guerra. Um tanque de guerra a atingiu, na autobiografia de Robert Capa é possível notar a enorme perda que Taro fez em sua vida. Depois desta notícia, Capa nunca mais foi o mesmo.

FRANCE. Paris. 1936. German war photographer and reporter Gerda TARO.
Taro dormindo | Foto: Robert Capa
iphoto-gerdataro-5
Foto: Gerda Taro
iphoto-gerdataro-6
Foto: Gerda Taro
iphoto-gerdataro-7
Foto: Gerda Taro
iphoto-gerdataro-8
Foto: Gerda Taro
iphoto-gerdataro-9
Foto: Gerda Taro
iphoto-gerdataro-13
Robert Capa | Foto: Gerda Taro

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Eliza Doré

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail