Fotopédia

Robert Capa – Fotografia ou morte

Livros de fotografia

Endre Erno Giredmann trocou seu nome para Robert Capa e com a ajuda de sua namorada Gerda Taro, tornou-se um fotógrafo requisitado. Um homem apaixonado pela sua profissão, dedicou sua vida inteira a fotografia, principalmente a cobertura de guerra, porém, esse era um assunto que ele odiava, por isso suas fotografias podem ser analisadas como um protesto.

A Guerra Civil Espanhola (1936 a 1939) foi um marco em sua carreira e vida pessoal. Com Gerda e o amigo David Seymour, realizaram a cobertura deste período, foi quando Capa capturou o exato momento em que um antifranquista leva um tiro, a fotografia conhecida como “The Falling Soldier” é considerada uma armação por alguns fotógrafos e jornalistas. No final da guerra, em 1938, Capa teve sua vida pessoal abalada quando Gerda é morta por um tanque de guerra.

iPhoto Editora - Robert Capa (16)

Em seguida o fotógrafo emigra para Nova Iorque e passa a ser correspondente cobrindo a a Segunda Guerra Mundial em Londres, Itália e Norte da África, além da Batalha de Normândia. Além das guerras registrou momentos importantes de seus amigos Ernest Hemingway, Truman Capote, Pablo Picasso, Henri Matisse. Em 1947, junto com Henri Cartier-Bresson, David Seymour, George Rodger e William Vandivert, fundou a renomada agência Magnum Photos.

iPhoto Editora - Robert Capa (8)

Uma de suas mais famosas frases “se suas fotos não estão boas o suficiente, você não está perto o suficiente”, o levou a óbito em 1954, Capa utilizava uma Leica 35mm, além de uma Contax IIa e uma Nikon S, as câmeras com lentes de curto alcance necessitavam de uma aproximação no momento fotografado. enquanto realizava a cobertura da guerra de Indochina para a revista Life. Robert Capa pisou em uma mina, seu corpo foi encontrado com a câmera em suas mãos.

iPhoto Editora - Robert Capa (5)

iPhoto Editora - Robert Capa (15)

iPhoto Editora - Robert Capa (7)

iPhoto Editora - Robert Capa (6)

iPhoto Editora - Robert Capa (4)

INDOCHINA (VIETNAM). May 25th, 1954. Motorcyclists and woman walking on the road from Nam Dinh to Thai Binh.

iPhoto Editora - Robert Capa (1)

iphoto-especial-mes-da-fotografia2

13/31

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré é assessora de comunicação da iPhoto Editora e escreve para o iPhoto Channel. Formada em Jornalismo pela Univali, já estudou fotografia documental na Argentina. Conheça outros projetos paralelos: lizzadore.tumblr.com

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!