Fotojornalismo

Fotógrafo vence Prêmio Pulitzer por registro de carro atingindo multidão nos EUA

Foto: Ryan M. Kelly
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

O fotógrafo norte-americano Ryan M. Kelly ganhou o Prêmio Pulitzer de Reportagem Fotográfica pelo registro impressionante de um carro atingindo uma multidão de manifestantes em Charlottesville, nos Estados Unidos, em seu último dia no jornal The Daily Progress, em 12 de agosto de 2017.

Ryan estava cobrindo uma manifestação branca nacionalista, quando um carro atingiu uma multidão de opositores, matando uma pessoa e ferindo outras 19. Ao The Columbia Journalism Review, o fotógrafo contou que andava na frente da multidão quando parou por um momento:

“Eu andei para a calçada para tirar fotos, e logo depois disso, o carro veio cantando pneu em alta velocidade, atingindo a multidão de manifestantes e imediatamente subiu de volta a colina”, escreveu Ryan. “Ele virou e então foi embora. Por instinto, comecei a tirar fotos. Eu apenas levei a câmera ao meu olho e apertei o obturador. Eu mal estava ciente do que estava assistindo até ele acelerar contra a multidão”, conta.

Ryan acrescentou que se tivesse ficado no meio da rua por mais 20 segundos, provavelmente teria sido atingido também. O jornal Washington Post descreveu a foto como sendo a imagem que “definiria esse momento na história americana”.

Ryan recebeu a notícia sobre o Pulitzer enquanto retornava de Amsterdã, depois de participar do evento de premiação do World Press Photo Awards. Ele agora trabalha como coordenador de mídia digital e social de uma cervejaria artesanal, um emprego dos sonhos para quem é um apreciador de cerveja.

Reuters

A equipe de fotografia da Reuters ganhou o Prêmio Pulitzer de Destaque em Fotografia por suas fotografias que expuseram ao mundo à violência que os refugiados de minoria Rohingya enfrentaram ao fugir da Birmânia para Bangladesh. Stephen J. Adler, Editor-chefe da Reuters, destacou a importância do trabalho realizado pelos fotojornalistas:

“A fotografia extraordinária do êxodo em massa do povo Rohingya para Bangladesh demonstra não apenas o custo humano do conflito, mas também o papel essencial que o fotojornalismo pode desempenhar em revelá-lo”, disse.

Foto: Danish Siddiqui
Foto: Mohammad Ponir Hossain
Foto: Damir Sagolj
Foto: Cathal Mcnaughton

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!