Fotojornalismo

Fotógrafo refugiado da Síria filmou sua fuga até a Europa

Cena do documentário “Exodus: Our Journey to Europe”, de Hassan Akkad
Black Friday Antecipada

Em 2015, cerca de 1 milhão de pessoas chegaram à Europa. Aproximadamente 400 mil eram sírios. Dentre eles estava o professor e fotógrafo Hassan Akkad. Preso e torturado por protestar contra o regime ditatorial do governo, ele decidiu fugir de seu país.

O jornalista Pedro Bial viajou até Londres para conhecer e entrevistar Hassan, que contou um pouco sobre como foi a sua história desde uma vida pacifica como professor de estudos sociais e língua inglesa, até ser preso e virar um refugiado.

“A primeira vez que fui preso foi no dia 3 de julho de 2011. Era o Ramadã. Fui torturado por inteiro, ambos braços quebrados. Depois de 14 dias, quando fui solto, meus pais desabaram. Minha mãe desmaiou porque eu estava num estado deplorável. Muita gente que veio me ver não estava convencida da revolução, mas quando me viram começaram a pensar em protestar.”

O professor passou a ser perseguido pela polícia e, com uma sensação constante de perigo e a expectativa de que poderia morrer a qualquer momento, decidiu que era o momento de sair do país.

Akkad foi entrevistado no programa Conversa com Bial

Hassan é um fotógrafo amador e quando se viu nessa situação, decidiu filmar sua fuga até a Europa com uma câmera GoPro, mesmo sem ter nenhuma experiência em filmagem. A ideia surgiu quando estava na Turquia, fazendo suas malas.

Um dos motivos para fazer o vídeo foi mostrar às pessoas a sua perspectiva do que estava acontecendo e como era deixar o seu país para seguir essa jornada. Outro motivo foi que filmar tudo aquilo servia como uma forma de escape diante do estresse que estava passando.

Seus registros transformaram-se no documentário “Exodus: Our Journey to Europe”, que no mês passado ganhou a premiação do BAFTA – British Academy of Film and Television Arts. Veja abaixo um clipe do documentário:


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail