Fotojornalismo

Em Curitiba: dialogo sobre fotografia recebe grandes nomes do fotojornalismo brasileiro

Foto: Ana Carolina Fernandes
Fotografia de gestantes em estúdio

A Roda de Fotógrafos é um movimento que realiza encontros mensais gratuitos com a intenção de criar um espaço para a apresentação e reflexão crítica de trabalhos de fotógrafos reconhecidos. A edição de novembro apresenta dois nomes conceituados do fotojornalismo: Ana Carolina Fernandes e Albari Rosa. O próximo encontro acontece no dia 3/11 (quinta-feira) às 19h, com entrada gratuita no Museu Oscar Niemeyer (MON). Confirme sua presença, enviando um e-mail para: [email protected].

Ação da PM em ação de desocupação de um prédio, foto de Ana Carolina Fernandes publicada no ‘The New York Times’
Ação da PM em ação de desocupação de um prédio, foto de Ana Carolina Fernandes publicada no ‘The New York Times’

A carioca Ana Carolina Fernandes fotografa há mais de 30 anos. Durante esse tempo, esteve nos principais veículos da imprensa brasileira, como Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. Atualmente trabalha de forma independente, com foco nos ensaios autorais e documentais, além ser colaboradora da agência Reuters e do jornal New York Times. Foi finalista do Prêmio Conrado Wessel e Shortlist Top Ten Award, ambos em 2013. Participou dos livros “Blocos de Rua do Carnaval do Rio” (2012) e “As Donas da Bola” (2014). Em 2016 ganhou o Troféu Mulher Imprensa do 9th Julia M. Cameron Award.

Foto: Albari Rosa
Foto: Albari Rosa

Fotojornalista desde 1988, Albari Rosa é um dos principais fotojornalistas brasileiros.  Trabalhou para revistas do grupo da Editora Abril (Veja, Placar e Exame) e jornais como a Folha de Londrina, Diário e Lance. Atualmente integra a equipe do jornal Gazeta do Povo. Em 2011, foi diplomado como Jornalista Amigo da Criança pela Agência de Notícias do Direito da Infância pela série de reportagens. Realizou a cobertura das Copas do Mundo de Futebol da Alemanha (2006), África do Sul (2010) e Brasil (2014). Em 2016, participou da cobertura da Olimpíada Rio 2016.

Durante a Roda de Fotógrafos, as crianças poderão participar da Rodinha de Fotógrafos, oficina fotobrincante com os fotógrafos e arte-educadores Edu Camargo e Laiz Zotovici. Crianças de 3 a 6 anos devem estar acompanhadas dos pais, acima dessa idade podem ficar sozinhas. A atividade será realizada na Sala de Oficinas da Ação Educativa do MON, no subsolo do museu, com início às 19h30 e vagas limitadas a 30 participantes.

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail