Veolia Wildlife divulga vencedores

650_1000_35_Greg-du-Toit-South-Africa-Essence-of-elephants-940x590
“Essence of Elephants”, de Greg du Toit, a grande vencedora do concurso

Festa para os olhos, especialmente dos amantes da fotografia de animais e vida selvagem, o concurso internacional Veolia Environment Wildlife Photographer of the Year a cada nova edição surpreende pela técnica, ousadia e pelo inusitado das imagens do reino animal captadas por fotógrafos mundo afora.

Este ano, o concurso promovido pelo Museu de História Natural de Londres e a rede britânica BBC recebeu em torno de 43 mil inscrições, provenientes de 96 países. De todas, o júri considerou merecedor do título de “Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano” o sul-africano Greg du Toit, que fotografou um grupo de elefantes de um modo diferente. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (16), em Londres.

Tecnicamente, a imagem até pode motivar questionamentos: de tom azulado, foi captada quase do chão, com uma lente grande-angular e a baixa velocidade de obturação, o que gerou uma imagem borrada no primeiro plano.

Segundo o autor, ela foi resultado de uma busca de dez anos pela imagem que capturasse a essência desses animais. O premiado fotógrafo de natureza obteve o clique feliz na reserva Northern Tuli Game, em Botsuana. Ele estava posicionado em um esconderijo próximo a um poço onde uma manada costumava aparecer para se refrescar. Fixou um filtro polarizador na lente e selecionou um diafragma bem fechado, de modo que, de sua posição bastante próxima ao chão, pudesse flagrar algum elefante em todo o seu tamanho no primeiro plano e todos os que estivessem atrás.

20131016-az-ev-termeszetfotoi-udayan-rao8
Foto que deu ao indiano Udayan Pawar o título de “Jovem Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano”

A baixa velocidade de obturação e a temperatura de cor mais fria, ele esperava, dariam um clima fantasmagórico à cena. Com tudo preparado, ele foi surpreendido pela aparição de um filhote de elefante, que passou correndo bem diante da câmera. Mas não surpreendido a ponto de perder o clique, que foi coroado com o prêmio internacional.

“[O prêmio] significa muito para mim por várias razões”, disse o fotógrafo à BBC News, ressaltando o fato de as fotos serem submetidas ao concurso de forma anônima, o que, na sua opinião, coloca profissionais e amadores em pé de igualdade. “Para mim, é um dos últimos lugares em que você pode ver uma foto de vida selvagem e ter certeza de que o momento é autêntico”, afirmou Greg.

O Veolia Wildlife reserva ainda uma categoria para jovens fotógrafos. Neste ano, o contemplado foi um indiano de quatorze anos, Udayan Rao Pawar. Ele flagrou um crocodilo transportando uma dúzia de filhotes nas costas durante uma travessia no rio Chambal, na Índia. Para conhecer mais imagens premiadas nesta edição do concurso, clique aqui.

Artigos relacionados