Moda

Modelo negra recria fotografias de grandes marcas da moda

Foto: Raffael Dickreuter
Como montar a pose perfeita

Por que não criar campanhas de publicidade e moda com modelos negras? Qual é a dificuldade da indústria da moda? Não parece haver qualquer resposta verdadeiramente justificada para essas perguntas, e qualquer “desculpa” perde ainda mais a validade com o projeto “Black Mirror” (Espelho Negro, em inglês), da modelo Deddeh Howard. A modelo, juntamente com o fotógrafo e parceiro Raffael Dickreuter, recriou fielmente fotografias de anúncios de grandes marcas com ela mesma como modelo.

“Somos bombardeados todos os dias com propaganda chamativa, outdoors e anúncios de televisão que tentam nos inspirar a comprar os produtos que estão atingindo o mercado”, diz Deddeh Howard. “Algo que sempre me incomodou é que, quando você vê essas imagens incríveis, muito raramente vê uma mulher negra nelas”

Foto: Raffael Dickreuter

Do conceito às fotos finais, o projeto inteiro levou cerca de 3 meses para ser concluído. Howard e Dickreuter fizeram as sessões de fotos em seu tempo livre nos finais de semana e à noite, tudo em um orçamento mínimo e geralmente em seu apartamento.

Foto: Raffael Dickreuter

“O primeiro critério foi identificar marcas que nunca ou quase nunca usam modelos negras e nas quais sentimos que as modelas negras representariam as marcas muito bem também”, disse Howard ao PetaPixel. “Fomos surpreendidos ao descobrir que havia tantas marcas assim”.

Foto: Raffael Dickreuter

Depois de escolhidas as marcas, a dupla identificou alguma fotografia famosa, utilizando também fotos com produtos diversificados, como óculos, bolsas e joias para cobrir uma ampla gama da indústria da moda. Para cada imagem eles fizeram um tipo de engenharia reversa: descobrir como a imagem foi criada, desde a luz e até a maquiagem e os mesmos adereços. O resultado mostra recriações extremamente precisas.

Foto: Raffael Dickreuter

“A visibilidade mais igualitária de todas as raças, sendo brancas, negras, asiáticas, latinas, etc, iria ajudar todos nós a acreditamos em nosso potencial. Precisamos de uma quantidade diversificada de inspiração para todos nós”, diz a modelo. “Espero que este projeto possa ajudar a trazer mais consciência sobre o lado positivo das pessoas negras”.

Foto: Raffael Dickreuter

Foto: Raffael Dickreuter

Foto: Raffael Dickreuter

Foto: Raffael Dickreuter

Fonte: PetaPixel


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é editora do iPhoto Channel. Jornalista, também é fotógrafa de coisas e pessoas (nessa ordem) e tem uma banda de rock.

1 comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail