Modelo negra recria fotografias de grandes marcas da moda

Por que não criar campanhas de publicidade e moda com modelos negras? Qual é a dificuldade da indústria da moda? Não parece haver qualquer resposta verdadeiramente justificada para essas perguntas, e qualquer “desculpa” perde ainda mais a validade com o projeto “Black Mirror” (Espelho Negro, em inglês), da modelo Deddeh Howard. A modelo, juntamente com o fotógrafo e parceiro Raffael Dickreuter, recriou fielmente fotografias de anúncios de grandes marcas com ela mesma como modelo.

“Somos bombardeados todos os dias com propaganda chamativa, outdoors e anúncios de televisão que tentam nos inspirar a comprar os produtos que estão atingindo o mercado”, diz Deddeh Howard. “Algo que sempre me incomodou é que, quando você vê essas imagens incríveis, muito raramente vê uma mulher negra nelas”

Do conceito às fotos finais, o projeto inteiro levou cerca de 3 meses para ser concluído. Howard e Dickreuter fizeram as sessões de fotos em seu tempo livre nos finais de semana e à noite, tudo em um orçamento mínimo e geralmente em seu apartamento.

“O primeiro critério foi identificar marcas que nunca ou quase nunca usam modelos negras e nas quais sentimos que as modelas negras representariam as marcas muito bem também”, disse Howard ao PetaPixel. “Fomos surpreendidos ao descobrir que havia tantas marcas assim”.

Depois de escolhidas as marcas, a dupla identificou alguma fotografia famosa, utilizando também fotos com produtos diversificados, como óculos, bolsas e joias para cobrir uma ampla gama da indústria da moda. Para cada imagem eles fizeram um tipo de engenharia reversa: descobrir como a imagem foi criada, desde a luz e até a maquiagem e os mesmos adereços. O resultado mostra recriações extremamente precisas.

“A visibilidade mais igualitária de todas as raças, sendo brancas, negras, asiáticas, latinas, etc, iria ajudar todos nós a acreditamos em nosso potencial. Precisamos de uma quantidade diversificada de inspiração para todos nós”, diz a modelo. “Espero que este projeto possa ajudar a trazer mais consciência sobre o lado positivo das pessoas negras”.

Fonte: PetaPixel

Sair da versão mobile