Exposição

No Rio: Galeria do Ateliê recebe a exposição “a casa é quando a gente volta”

Foto: Ana Costa Ribeiro
Livro de Fotografia Poses Perfeitas

Galeria do Ateliê inaugura nesta sexta-feira (2), às 19h, a exposição “a casa é quando a gente volta”, com obras da cineasta e poeta Ana Costa Ribeiro. Segundo a artista, “esse verso é uma síntese do principal eixo que permeia a exposição, o dos deslocamentos entre espaço e tempo. Pensar o espaço em função do tempo e vice-versa. Por isso ‘a casa é quando’ e não ‘a casa é onde’”.

“Penso que todos esses trabalhos, em que me volto para a memória da minha família, têm uma busca por um pertencimento. E nesse sentido a família é a casa, um espaço/tempo para onde eu quero voltar, para poder seguir em frente. Entendo que esse meu processo de deslizamento quer levar comigo a casa. A casa que navega”.

Foto: Ana Costa Ribeiro

Divididos em dois núcleos, um em preto & branco e outro em cor, a artista apresenta obras em filme, fotografia e instalação. O primeiro núcleo se constitui de um material “pós-filme”, que tem origem no curta-metragem Arpoador, um filme sobre a perda de sua mãe. Essa parte da exposição é composta pelo próprio filme e pela série de fotografias Os Corpos e o Tempo. Os trabalhos desse núcleo se apresentam de forma mais “acabada”, fixados em filme e fotografia emoldurada.

O outro núcleo da exposição é constituído por um material “pré-filme”, e reúne parte do processo criativo do longa-metragem em desenvolvimento Termodielétrico, um filme baseado nas pesquisas de seu avô, um físico experimental. Essa parte da exposição é composta pela instalação Pranchas para roteiro de um longa-metragem e pelo vídeo Trailer para um longa-metragem. Os trabalhos desse núcleo se apresentam de forma “inacabada”, mais volátil, indicando uma obra em processo.

Foto: Ana Costa Ribeiro
Foto: Ana Costa Ribeiro
Foto: Ana Costa Ribeiro
Foto: Ana Costa Ribeiro
Foto: Ana Costa Ribeiro
Foto: Ana Costa Ribeiro
Foto: Ana Costa Ribeiro
Foto: Ana Costa Ribeiro

A exposição “a casa é quando a gente volta“, de Ana Costa Ribeiro, fica em cartaz até 7 de abril de 2018 e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 10h às 21h e aos sábados de 10h às 16h. A Galeria do Ateliê fica no Ateliê da Imagem Espaço Cultural, Avenida Pasteur, 452, Urca, Rio de Janeiro/RJ. Mais informações através do telefone (21) 2541-3314 ou pelo site: www.ateliedaimagem.com.br.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Livro Poses Perfeitas

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!