Exposição

FIF-BH 2017 apresenta exposição internacional de fotografia

Foto: Tatewaki Nilo
Como montar a pose perfeita

Obras de 28 artistas, de 18 países diferentes, integram a grande exposição internacional da terceira edição do FIF – Festival Internacional de Fotografia, que fica em cartaz até 4 de setembro de 2017 em diferentes espaços culturais de Belo Horizonte.

A mostra reúne cerca de 80 obras em fotografia e vídeo, de 28 artistas de 18 nacionalidades, selecionados dentre os mais de 1.100 inscritos, vindos de 84 países. Os trabalhos se dividem entre o Museu Mineiro, Memorial Minas Gerais Vale e o Parque Municipal Renné Américo Giannetti. A curadoria da exposição é realizada pelos artistas visuais Bruno Vilela e Guilherme Cunha, idealizadores e coordenadores do FIF-BH, juntamente com Eduardo de Jesus, crítico, ensaísta, membro-diretor da Associação Cultural Videobrasil (SP) e professor da PUC Minas; Patrícia Azevedo, artista e professora da Faculdade de Belas Artes da UFMG.

Foto: Yann Gross

A programação do Festival, que será realizado entre os dias 25 a 30 de julho, inclui, além da exposição internacional, palestras, bate-papos com fotógrafos, painéis com discussões teóricas, oficinas, maratona fotográfica e mostra de livros. Esta edição do FIF-BH tem como tema geral “A Política das Imagens”. O conceito aparece como desdobramento das edições anteriores do festival e como forma de refletir sobre o contexto político que o Brasil e mundo estão enfrentando. A importância de compreender o papel das imagens nas construções políticas está diretamente ligada à possibilidade de criticá-las e recriá-las.

“As imagens também nos habitam. Parte da nossa tomada de decisão, os valores que a gente constrói são atravessados pelas imagens que consumimos. E isso entra no campo da política”, diz Guilherme Cunha.

Com programação ampla, o Festival reúne cerca de 20 convidados, do Brasil e do mundo, para discutir e estimular processos de produção e pensamentos fotográficos. Além de trazer à cidade de Belo Horizonte obras de importantes artistas internacionais, o FIF-BH conta com outras seis linhas de ações voltadas para a prática e a reflexão. Confira a programação completa no site do evento.

Foto: Yann Gross

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Livro - Fotografia de Bebês
Da Redação

Da Redação

As últimas novidades no mundo da fotografia e as melhores exposições e mostrar direto da Redação do iPhoto Channel. Tem alguma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como aprender mais fotografia…

Selected Title

Receba as novidades por e-mail