Exposição “Only You” traz à tona falta de comunicação entre casais (NSFW)

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro inaugura no dia 15 de março, às 19h, a exposição “Only You” apresentando cerca de 140 trabalhos do fotógrafo de vanguarda Leonardo Kossoy como fotos, instalações e vídeos (Centro Cultural Correios Rio – Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro – Rio de Janeiro/RJ). Com curadoria de Fernando Azevedo, a mostra apresenta imagens em cenas com os atores Gilda Nomacce e Germano Melo, clicados por Kossoy que pela primeira vez realizou  um trabalho em um estúdio.

“Lembra do sucesso gravado na década de 50 pelo grupo The Platters que parece ter caído no gosto do ídolo Elvis Presley? O hit ultrapassou décadas e influenciou diversas gerações no mundo. A partir dos versos da música, o paulistano Leonardo Kossoy pegou emprestado o título em inglês e utilizou como tema de sua nova mostra: os desafios e as possibilidades do relacionamento a dois”, explica o curador Fernando Azevedo.

As novas investigações de Kossoy reveladas em “Only You” trazem à tona a falta de comunicação no contemporâneo entre os casais, as relações às cegas e os olhares que não se cruzam. É um trabalho recheado de questionamentos, supostas respostas e interpretações inusitadas.

A realização do trabalho levou três anos, sempre com mesmos modelos desnudos em situações dramatizadas sugerindo esquemas e tramas geométricos.  “Eu procurava o drama. Para realizar os ensaios eu encontrei um casal de atores que resolveram a questão da expressão cênica. Tinha que ser ator. Gosto muito de ópera, de gestos extremos”, explica o fotógrafo. A exposição é recomendada para maiores de 14 anos.

Foto: Leonardo Kossoy
Foto: Leonardo Kossoy

De acordo com o artista, a questão é mais complexa: “não quero falar da relação entre homem e mulher, mas da questão binária do pensamento. Na mente, existe um modelo binário. Você só consegue pensar em algumas coisas se imaginar o oposto”, afirma Kossoy, cujas “imagens idealizadas” investigam os limites da linguagem fotográfica, expandida por conceitos da literatura, das artes visuais e da psicanálise.

Foto: Leonardo Kossoy
Foto: Leonardo Kossoy

Para o curador Fernando Azevedo “até a nudez aqui é meio. O nu, que a tudo permeia, é o figurino de Kossoy. Como seus fundos negros indeterminados, a nudez também recusa referências de tempo e espaço. Uma cena de jantar a dois, que pode lembrar Buñuel, Almodóvar ou novela de TV, é a exceção que confirma a regra. Aqui as roupas são os props que provocam um dos poucos momentos eróticos do trabalho. A nudez mais ousada em ‘Only You’, porém, está mesmo no desnudamento da  noção insular de interioridade. Nossas singularidades como casal, talvez venham ser muito mais plurais e exteriormente partilhadas do que estamos preparados para admitir”.

 

Artigos relacionados