Exposição

Em SP: Exposição apresenta a África sem clichês

Foto: Christian Cravo
Black Friday Antecipada

Segue em cartaz na Dan Galeria, em São Paulo, a exposição “Luz e Sombra”, de Christian Cravo. A mostra reúne 25 imagens em preto e branco resultantes de uma imersão do fotógrafo em sete países africanos: Namíbia, Zâmbia, Botsuana, Quênia, Tanzânia, Congo e Uganda, entre os anos de 2010 e 2016.

Foto: Christian Cravo

O trabalho do fotógrafo baiano apresenta uma África monumental, plástica e sem clichês, construída a partir de recortes que dispõem fragmentos da vida selvagem e paisagens, privilegiando a estética à narrativa. A seleção de imagens é apresentada junto ao livro de mesmo nome, que reúne mais de 90 fotografias e tem textos da crítica e curadora de arte Ligia Canongia.

“A África é um continente de múltiplas facetas, raças, culturas e biodiversidade. A minha experiência anterior a 2010 era restrita à natureza humana, à cultura e aos desdobramentos pan-africanos”, afirma o fotógrafo.

Foto: Christian Cravo

Cravo faz uso exacerbado de cortes, buscando com a técnica não documentar o real, mas apenas arrancar dele uma pequena porção por meio de ousados enquadramentos, seccionando paisagens e corpos de animais, e destacando, muitas vezes, apenas texturas. Resta ao espectador buscar a complementação desse espaço para além dos limites impostos pelas arestas do quadro – exercício nem sempre tão simples, uma vez que não raro as seções são tão parciais que chegam a aspirar a abstração absoluta.

“Christian Cravo, com a construção dessa espacialidade fotográfica complexa, que engendra relações ambíguas entre o campo e o fora de campo e que evita toda e qualquer narratividade, busca desafiar os limites da realidade documental da fotografia para que a técnica possa se curvar ao simbólico e ao ficcional”, afirma Ligia Canongia.

Foto: Christian Cravo

As fotografias da África são concebidas como puras formas de luz e sombra, caráter que é reforçado pelo uso do preto e do branco na composição das imagens. As cenas capturadas pelo fotógrafo parecem desmaterializar a natureza, desestabilizar a percepção e cativar a imaginação do observador para um mundo que não é exatamente o real.

“Paisagens e corpos capturados na desmedida da ficção, sobreviventes virtuais de um real inacessível, as fotografias de Christian Cravo da série africana são pedaços indistintos de um universo desfigurado e absurdo, que não se reconhecem na objetividade do senso comum, habitando espaços e tempos que só existem no nível da linguagem e na excentricidade de seu olhar”, afirma Ligia Canongia.

Foto: Christian Cravo

A exposição “Luz e Sombra” fica em cartas até 28 de agosto e pode ser visitada de segunda a sexta de 10h às 18h e aos sábados de 10h às 13h. A Dan Galeria fica na Rua Estados Unidos, 163, Jardim Paulista, São Paulo. Mais informações pelo telefone: (11) 3083-4600.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail