Exposição

Em BH: Exposição apresenta o cotidiano de pessoas presas

Black Friday Antecipada

Neste sábado, 2 de dezembro, a Galeria Sesi Holcim, em Belo Horizonte/MG, recebe a exposição “A Estrela”. A mostra reúne fotos e textos das 5 edições do periódico de mesmo nome, uma revista cujo conteúdo foi inteiramente produzido por pessoas privadas de liberdade, que nos ajudam a entender o que se passa na cabeça de quem vive do outro lado das grades.

A exposição é composta por uma seleção de 15 textos​ e 80​ ​fotos (em formato ampliado), conteúdo que foi originalmente publicado na edição piloto da revista, que circulou em novembro de 2014, e nas quatro edições subsequentes. A mostra é realizada pelos idealizadores e editores do periódico, a jornalista Natália Martino e o fotógrafo Leo Drumond.

“Quando as pessoas pegam a revista pela primeira vez, em geral a reação é de admiração. Acham a revista bonita. Depois vem a surpresa: ‘como assim ela foi feita por pessoas presas? Sério? Essa foto também? E esse texto aqui, também? É verdade isso?’. E aí elas começam a entender muita coisa, principalmente que aquelas pessoas atrás das grades não são assim tão diferentes delas. São pessoas que têm sonhos, medos, planos, arrependimentos. São mães, pais, irmãos, filhos, amigos. Como qualquer outra pessoa. Nossas semelhanças são maiores que nossas diferenças”, destacam os editores.

Na inauguração da mostra, que acontece a partir das 10h, serão realizadas apresentações musicais e mesas redondas com a participação dos autores dos textos e fotos (egressos e internos das unidades prisionais), além de autoridades ligadas ao sistema prisional, representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e da Secretaria de Administração Prisional.

Revista

Homenagem ao periódico homônimo que circulou na década de 1940, “A Estrela” era produzida na Penitenciária Central do Distrito Federal e publicava artigos desenvolvidos por detentos ao lado de textos escritos por grandes expoentes do direito penal no período. Um editorial de 1944 resume bem o perfil da publicação: “Quem melhor do que o próprio encarcerado poderá indicar aquilo de que mais carece? Para que legislar, decretar; para que conferências penitenciárias se àquele mais fundamentalmente visado por essas medidas é recusado o direito de falar, e quando os seus mais justos anseios devem ser recalcados?”.

A revista e a publicação digital “A Estrela” contam com conteúdo exclusivamente produzido pelos detentos. São ensaios fotográficos, textos em diversos formatos e vídeos. Na edição piloto, produzida na Associação de Proteção ao Condenado (APAC) do município de Itaúna (MG), um dos participantes desenhou a logo da revista, que foi revisitada nos números seguintes. Todos são incentivados a se expressar com qualquer recurso artístico que desejarem, como ilustrações e composições musicais. Saiba mais.

A exposição “A Estrela” fica em cartaz de 2 de dezembro a 4 de fevereiro de 2018 e pode ser visitada de terça a domingo, de 9h às 18h, com entrada franca. A Galeria Sesi Holcim fica na Rua Padre Marinho, 60, bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte/MG. Informações: (31) 3241-7181.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail