Exposição Mestres

Brasília recebe exposição “Êxodos”, de Sebastião Salgado

Foto: Sebastião Salgado
Black Friday Antecipada

Estreia nesta terça-feira (29), às 19h, na Caixa Cultural Brasília, a exposição “Êxodos”, do consagrado fotógrafo Sebastião Salgado. A mostra reúne imagens registradas ao longo de seis anos em que o fotógrafo viajou por 40 países, para mostrar a humanidade em trânsito, provocando uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas de pessoas que foram obrigadas a deixar a sua terra natal. A coleção com 60 pôsteres foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, ONG ambiental que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG).

“Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, define Salgado.

A mostra é dividida em cinco temas centrais: África; Luta pela Terra; Refugiados e Migrados; Megacidades; e Retratos de Crianças. São imagens impactantes que retratam a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do mundo; a tragédia sem paralelo da África; o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina; imagens das novas megalópoles asiáticas e, em cada uma dessas situações extremas, o registro daquelas que, mesmo envoltas no caos, mantêm viva a chama da esperança e da dignidade humana: as crianças.

Foto: Sebastião Salgado

A mostra fotográfica “Êxodos” fica em cartaz até 29 de outubro de 2017 e pode ser visitada gratuitamente de terça a domingo, de 9h às 21h. A Caixa Cultural Brasília está localizada na Setor Bancário Sul, Quadra 4, Lotes 3/4 – Asa Sul, Brasília/DF. Mais informações: (61) 3206-9448 e 3206-9449.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail