Dicas de Fotografia

5 dicas para fotografar a Super Lua

iphoto-como-fotografar-a-lua-2

Os próximos dias serão especiais para fotografar por causa do fenômeno da Super Lua. A lua estará mais próxima da Terra em um ponto que só se repete a cada 70 anos, facilitando nossa vida na hora de “chegar mais perto” para fotografar o astro. Aqui algumas dicas para fotografar a Super Lua:

1. Veja o horário

A Superlua dos dias 14 e 15 de novembro de 2016 começará a aparecer no horizonte a partir das 19h (horário de Brasília), e a graça de fotografar esta lua é quando ela está nascendo. Se você fotografar muito depois deste horário, ela estará alta no céu – e igual qualquer outro dia. Um aplicativo que você pode usar para saber horário exato do nascer da lua e a localização é o Fases da Lua (Android, iOS).

iphoto-como-fotografar-a-lua-3

2. Descubra a localização

Não faz ideia de que lado ela vai aparecer? Um aplicativo que facilita achar a lua é o Sky Map (Android, iOS), ele funciona com o GPS e mostra onde vários astros estão, incluindo a Lua, é só você literalmente ir viajando com app aperto, procurando onde ela estará. Se você clicar na lupa de busca e digitar Moon (Lua, em inglês), o aplicativo guiará você para encontrar o astro. Dependendo do horário que você usar (se for muito cedo), não se assuste se você descobrir que ela está “embaixo” de você.

iphoto-como-fotografar-a-lua-1

3. Encontre um lugar onde você possa ver o horizonte

Ok, essa vai ser difícil para quem mora em grandes cidades, com muitos prédios que impedem a visão. Mas a Superlua estará maior quando nasce, por isso é legal conseguir vê-la no horizonte. De qualquer forma, quem mora em prédio alto pode também conseguir uma visão privilegiada lá de cima.

4. Exposição correta

A iluminação da lua cheia é bastante semelhante de quando fotografamos de dia, pois a lua está sendo totalmente iluminada pelo Sol naquele momento em que parece “cheia”. Se você deixar no automático, a câmera vai considerar a escuridão da noite e vai fotometrar para isso – e assim a lua vai ficar aquele pontinho minúsculo. Se você vai fotografar com o celular, tente usar no modo manual ou abaixar a iluminação da cena, assim a lua aparecerá melhor no quadro.

iphoto-como-fotografar-a-lua-4

A dica é usar um diafragma mais fechado (por exemplo,f/8,  f/11 ou f/16), e o ISO mais baixo que você conseguir (se você achar possível, use ISO 100, mas não passe de 1600 – já vai trazer ruído à foto dependendo do seu sensor), numa velocidade média, pode exemplo obturador 125 ou 250. Apesar de você estar fotografando de noite, a lua tem iluminação suficiente para usar um ISO baixo, e graças a isso, adicionado à abertura média mais nítida da lente, você terá ótima qualidade de detalhes e baixo ruído na sua foto.

5. Lente

Utilize a lente mais longa que você tiver, para chegar mais perto da lua. O ideal seria usar uma teleobjetiva a partir de 200mm, porém nestes próximos dias que ela vai estar mais próximas teremos melhores chances de fotografá-la com mais detalhes. Se sua lente tiver estabilizador de imagem, utilize ele ligado. Outra dica é utilizar um tripé, se possível, assim você estabiliza mais a câmera. Veja também formas de segurar a câmera para que ela fique mais estável. É legal usar o foco manual para você ter mais precisão de foco – é só fazê-lo com calma, e se possível, com a tela LCD ligada no liveview, o que vai facilitar muito a sua vida. Mas, se preferir, utilize também no foco automático.

iphoto-como-fotografar-a-lua-1

Livro de Fotografia de Newborn
Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista e editora do iPhoto Channel. Fotógrafa de coisas e pessoas - nessa ordem, e também tem uma banda de rock: www.rucasouza.com

3 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Oi Ruca!
    No item 4 você indica o uso de aberturas acima de 8, porém, tenho lido que as teles, quando usadas no comprimento máximo, têm melhor rendimento com aberturas maiores.

    Pena que por aqui (Minas Gerais) o tempo está chuvoso, mas, vou esperar com calma a próxima aproximação da lua em 2034. rsrs

    Djalma

    • Entre f/8 e f/11 costumam ser as mais nítidas, é por isso. Fica mais fácil também de fazer o foco graças à nitidez.
      Mas vale ir testando, tanto abertura quando ISO, ver o que fica melhor para você. Só não deixa o obturador abaixo/mais lento que 1/60, porque vai borrar…

      Que pena que está chuvoso! Mas vale ficar de olho nas luas cheias, especialmente no primeiro dia do nascer delas, na primeira hora. Sempre são muito lindas 🙂

Como aprender mais fotografia…

Selected Title
  • SELECT-vertical.png

Receba as novidades por e-mail