Dicas de Fotografia Equipamentos de fotografia

8 dicas para segurar corretamente a câmera fotográfica

Estamos mal acostumados a fotografar com celular, que é um equipamento leve, e segurar de qualquer jeito o aparelho para a foto. Porém, com câmeras fotográficas não é bem assim. E às vezes a forma como você segura a câmera que trará a diferença entre uma foto borrada ou nítida.

A famosa loja americana de fotografia B&H reuniu algumas dicas para aqueles que estão começando na fotografia, que trazemos aqui traduzidas. Ao final da matéria você também poderá ver um vídeo engraçado no qual o fotógrafo Jared Polin ensina outros truques para segurar a câmera fotográfica.

  1. O jeito de segurar

A boa técnica começa com a maneira como você segura sua câmera. Este é o cerne de cada foto, tanto faz se você está de pé, ajoelhado, ou deitado de bruços ao fazer uma imagem. A maior parte dos cliques e botões vem da mão direita. Segure a câmera com a mão direita e suporte o peso com esta mão. Seu dedo deve descansar sobre o obturador.

iphoto-como-segurar-direito-a-camera-fotografica-3

A mão esquerda deve ser posicionada sob a câmera para firmar ainda mais e compartilhar o peso do equipamento. Seu polegar esquerdo e o indicador devem ficar livres para ajustar o foco ou anel de abertura de sua lente (caso ela possua).

Com lentes maiores e mais pesadas (muitos têm possibilidade de usar tripé), a mão esquerda vai deslizar para frente, para apoiar a lente e o centro de gravidade entre a câmera e a lente. Neste caso, mantenha a mão esquerda sob a lente.

  1. O obturador

Seu dedo do obturador está no ar antes de pressionar o botão de disparo? Não deveria estar. Dessa forma você vai fazer muita força, ou muito impacto, na hora de clicar. Você introduz a trepidação da câmera em sua imagem, independentemente de quão rápido o seu obturador está disparando. Deixe seu dedo repousado sobre o botão e aperte suave.

Mesmo quando a câmera está montada em um tripé, você pode acabar movendo ela se apertar o botão do obturador com muita força. Quando montada em um tripé, use o bloqueio de espelho (se sua câmera tiver), um cabo disparador eletrônico ou mecânico ou um temporizador. Faça qualquer coisa para evitar a trepidação.

  1. Cotovelos

Quanto mais você mantiver os cotovelos em direção a seu corpo, mais estável a sua câmera ficará para fotografar. Para uma fotografia normal, você pode usar uma posição do cotovelo com base em onde você sente que eles ficam mais confortáveis. Seu corpo vai lhe dizer aonde os cotovelos devem ficar. Não pensar nisso excessivamente, sinta.

Não faça isso…

iphoto-como-segurar-direito-a-camera-fotografica-5

…ou isso.

iphoto-como-segurar-direito-a-camera-fotografica-7

Se você está atirando com uma lente longa, ou com velocidades mais lentas do obturador, dobre os cotovelos, apontados para baixo, o mais apertados ao seu torso quanto possível. Com os cotovelos e os braços contra seu corpo, você vai estar com o máximo de estabilidade.

Mas está técnica só funciona se você estiver olhando através de um visor. Se estiver olhando uma tela de LCD, isso se torna problemático (veja o item 6). Para fotografar olhando através da tela, basta manter os cotovelos tão próximos quanto possível.

  1. De pé, ajoelhado, sentado, deitado

Se você está em pé, mantenha os pés na largura dos ombros ou mais longe. Os mais próximos que seus pés estiverem uns com os outros, mais instável você ficará.

iphoto-como-segurar-direito-a-camera-fotografica-4

Ajoelhar não é apenas uma ótima maneira de dar às suas imagens uma nova perspectiva; é uma ótima maneira de adicionar estabilidade ao seu corpo. Seu cotovelo é relativamente instável, então não tente pressionar o cotovelo contra a perna para uma posição mais estável, apoie o seu braço em seu joelho (como na foto abaixo).

iphoto-como-segurar-direito-a-camera-fotografica-1

Se sentado, levante os joelhos para cima e descansar seu braço em ambas as pernas para maior estabilidade.

iphoto-como-segurar-direito-a-camera-fotografica-2

Deitado? Apoie seus cotovelos no chão ou coloque sua câmera no chão sobre algo.

  1. Apoio

Apoiar-se em algo é uma ótima ideia. Em ambientes urbanos densos, as cidades têm fornecido aos fotógrafos com uma infinidade de coisas contra as quais se inclinar ou apoiar – postes de iluminação são abundantes. Na natureza, existem grandes árvores apenas para fins fotográficos. Carros (cuidado para não riscar a pintura), edifícios e paredes funcionam muito bem, também. Apoie-se contra qualquer coisa sólida para adicionar estabilidade para o seu quadro.

  1. O “Harris”

Se você estiver usando a tela LCD da câmera para compor a foto, o escritor da B&H Photo John Harris dá a dica: faça como o “Harris”. Ele estende os braços para fazer a alça da câmera tensionar atrás de seu pescoço. Com os cotovelos dobrados, ele tem a estabilidade da combinação de sua posição braço e a alça da câmera.

iphoto-como-segurar-direito-a-camera-fotografica-6

  1. Respiração

A respiração pode causar vibração da câmera. Há duas escolas de pensamento e você pode usar qualquer uma que funciona melhor para você. Especialistas de pontaria dizem que você tem estabilidade durante a pausa da respiração, depois de exalar ou antes de inalar. Pressione suavemente o botão de disparo durante a pausa, antes de concluir sua expiração ou inalar novamente.

  1. Fotografia estável

Técnicas de posição são cruciais para a fotografia, mas nem toda técnica é confortável para cada fotografo. A chave é estar consciente de como você posiciona seu corpo e extremidades, e fazer ajustes para ficar mais estável da forma que conseguir. Boa sorte e não se esqueça de voltar a respirar!

Agora o vídeo de Jared Polin ensinando especialmente como NÃO segurar uma câmera:

E aqui como fotografar com estabilidade e verticalmente: