Como é criado o efeito “splash” na fotografia

Existem duas possibilidades de conseguir fazer essa foto: com o trabalho conjunto de um fotógrafo e um ninja muito rápido cortando a latinha; ou de forma bem mais fácil, unindo fotografia e edição de imagem no Photoshop.

O fotógrafo Daniel Farjoun, do Canal da Foto, criou esse efeito divertido e nos contou sobre a preparação para a foto final. O vídeo, que você pode ver logo abaixo, mostra o passo a passo da produção. “Como meu foco é experimentar o máximo de técnicas e áreas diversas da fotografia para poder repassar aos meus alunos do Canal da Foto as minhas experiências, resolvi encarar mais este desafio que foi a fotografia splash junto com uma boa dose de pós-produção”.

A foto completa de Daniel Farjoun
A foto completa de Daniel Farjoun

Para o fotógrafo, é preciso pensar como um artista para conseguir realizar esse tipo de projeto mais longo e complexo. “Não é comum ver alguém pintar um quadro sem imaginar a arte final antes da primeira pincelada. Assim acho que também deve funcionar a cabeça de um artista que usa fotografias ao invés de pincel. Eu já sabia onde queria chegar, mas sempre me permitindo intervenções de novas ideias no decorrer do caminho”, explica Farjoun.

Confira abaixo o relato detalhado de Daniel Farjoun sobre a produção da foto com efeito splash:

“Eu tinha acabado de receber novos flashes de estúdio com bateria e stripboxes. O RoveLight RL-600 possui características como as dos Speedlites. Luz com duração muito curta, mas com as vantagens de uma potência maior e bateria embutida. A duração curta da luz me permitiu o congelamento das gotas no ar, enquanto a potência maior permitiu que os flashes estivesse suficientemente afastados para não fossem danificados com a água.

Fiquei então pensando qual líquido poderia usar e o que iria fazer naquela noite em que quase tudo estava fechado por perto, exceto um bar. Antes de sair, fui à cozinha e vi que tinha limão e laranja. Fui ao bar ver o que tinha e, para a minha sorte, tinha uma única Fanta laranja e uma espécie de água tônica citrus. Optei pela Fanta por achar que daria um resultado visual mais bonito do que a água tônica, por conta da coloração do líquido.

Durante a madrugada, fiz a foto da lata em várias posições pensando já no recorte que faria. Ao invés de fotografar a lata em pé e depois inclinar no Photoshop, optei por fazer as fotos já nas posições e inclinações desejadas para que a luz ficasse mais real.

No dia seguinte, foquei na produção dos splashes e pós-produção. Como não podia comprar baldes de refrigerante, só me restou usar água e depois colorir no Photoshop. Infelizmente isto deixou o aspecto do líquido um pouco mais translúcido do que gostaria, mas valeu a experiência.

 Foram feitos splashes na lata pendurada conforme mostra o vídeo. Dali seriam escolhidos os melhores para formar a imagem final. Linhas, splashes grandiosos, formatos curiosos e até gotas espelhadas pelo ar foram utilizados.

Antes de começar a pós-produção, eu fiz duas fotos da laranja. Uma de cima para baixo e outra já com uma angulação para que mostrasse mais textura e volume. Se eu tivesse usado apenas a imagem de cima para baixo a laranja ficaria “flat”, lisa demais.

Importante ressaltar que a imagem foi feita com fins educativos para o Canal da Foto. Não é uma imagem comercial. Fiz escolhas durante os cortes que jamais faria se fosse um trabalho comercial, a menos que solicitado pela agência. Um exemplo é o corte da marca do produto ao meio. Em condições normais de trabalho eu perguntaria ao diretor de arte os locais ideais para corte”

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