Tendência

Xiaomi patenteia smartphone revolucionário que permite trocar câmeras

Novo design permite a troca de 3 módulos do aparelho de forma simples e rápida

A Xiaomi, gigante chinesa na fabricação de smartphones, acaba de patentear um design revolucionário para seus novos aparelhos celulares. De acordo com dados detalhados da patente, o smartphone montado em módulos, como se fosse um lego. O aparelho possui três módulos que são encaixados de forma simples e rápida. O objetivo é reduzir os custos de reparo, aumentar a vida útil dos smartphones e reduzir o volume de lixo eletrônico. Veja a patente do smartphone modular Xiaomi aqui neste link.

smartphone Xiaomi
Novo smartphone da Xiaomi, em breve, pode vir com módulos de câmeras intercambiáveis

Módulo de câmeras intercambiáveis

O mais incrível do novo design seria a possibilidade de trocar o módulo de câmeras, da mesma forma que fizemos atualmente com as lentes intercambiáveis nas câmeras profissionais. Ou seja, seria mais um avanço gigantesco das fabricantes de smartphones sobre a limitada e lenta indústria de câmeras tradicionais, como Canon, Nikon e Sony.

Para você ter uma ideia melhor de como pode ficar esse novo smartphone em módulos, o designer gráfico holandês Jermaine Smith, do Concept Creator, fez uma simulação com base nos detalhes da patente da Xiaomi. O primeiro módulo, que fica na parte superior do smartphone, contém a placa-mãe e o sistema de câmeras. Enquanto o segundo módulo, que é a parte intermediária do aparelho, contém a bateria. O terceiro módulo, na parte inferior do telefone, ainda não está claro quais funções terá, mas é provável que seja o sistema de áudio e conexões USB e para fone de ouvido. Veja abaixo um gráfico mostrando os encaixes e recursos de cada módulo do smartphone Xiaomi:

Na patente registrada pela Xiaomi são descritos dois tipos de módulos de câmeras traseiras: um quadrado com três câmeras e um flash e outro no formato de uma única coluna vertical que possui quatro câmeras. No entanto, na parte dianteira do smartphone, ainda não ficou claro onde ficará a câmera para selfie. Todos os módulos são encaixados facilmente através de um sistema de trilhos. Ainda não se sabe quando a Xiaomi implementará a patente em seus smartphones. Mas a novidade deve atrair milhões de consumidores ao redor do mundo por um equipamento com tanta flexibilidade do sistema de módulos intercambiáveis, principalmente o de câmeras. Fonte: Let’s Go Digital

Artigos relacionados