Xiaomi 12S Ultra: novo smartphone tem câmera Leica e o maior sensor do mundo
O mercado ficou muito ansioso depois do anúncio recente da parceria entre a Xiaomi e a Leica. E as duas gigantes não demoraram para lançar seu primeiro smartphone. Ontem, a Xiaomi anunciou o Xiaomi 12S Ultra, que possui o maior sensor de um smartphone do mundo: o sensor tem nada menos do que 1 polegada (2,54cm) e resolução de 50 megapixels, e claro, uma lente Leica de 23 mm f/1.9. Será que as fotos vão ficar boas?
Uma câmera enorme
O novo Xiaomi 12s Ultra possui apenas uma câmera na parte traseira. Mas não é qualquer câmera. É uma câmera enorme. O motivo, como explicado acima, é um sensor de 1 polegada da Sony, o IMX989, que reduz o ruído, estende a faixa dinâmica, aumenta a capacidade de captura da luz ambiente e obtém fotos ainda melhores em condições com pouca luz.
Lentes e resoluções do Xiaomi 12S Ultra:
- Principal de 50 megapixels (f/1.9);
- Ultra wide de 48 megapixels (f/2.2);
- Teleobjetiva de 48 megapixels com zoom de 5,2x;
Para usar o tamanho total do sensor de 1 polegada, a Xiaomi pediu para a Leica desenvolver uma “lente óptica sofisticada”. Segundo a empresa, a lente atenua reflexos, fantasmas e aberrações cromáticas. “O Xiaomi 12S Ultra utiliza os recursos de design óptico de classe mundial da Leica em seu sistema de lentes para garantir resolução ultra-alta, sensibilidade à luz ultra-alta, dispersão reduzida e flare mais baixo”, diz a Xiaomi. Além disso, a câmera também foi configurada para reproduzir o tom e a estética da Leica com “algoritmos de ponta” através dos perfis de fotos Leica Authentic Look e Leica Vibrant Look.
Conforme explicado pela Xiaomi:
- O “Leica Authentic Look” busca uma imagem natural pela qual a Leica é conhecida. Ao reter o contraste de luz e sombra, adiciona uma sensação de profundidade tridimensional às fotos, com a excelência característica da estética de luz e sombra comprovada pelo tempo da Leica.
- O “Leica Vibrant Look” apresenta entrada da Xiaomi e da Leica. Combinando a experiência da Xiaomi em fotografia de smartphone com a estética líder da Leica, os fotógrafos podem se esforçar para capturar a emoção do momento, simbolizando a exploração da Leica no espaço da fotografia de smartphone.
A câmera principal também é o primeiro dispositivo Android a suportar gravação e reprodução de vídeo Dolby Vision HDR. Além disso, possui o HyberOIS de estabilização de imagem da Xiaomi, que a empresa diz fornecer desempenho ultra-estável e compensação contínua de movimento durante a gravação de vídeo.
A Xiaomi diz que o 12S Ultra também foi projetado para ser mais amigável aos fotógrafos na pós-produção ao capturar fotos no formato RAW de 10 bits calibrado pelo Adobe Labs com metadados de correção de cores incorporados diretamente nos arquivos. Ao usar o Adobe Lightroom, por exemplo, tiradas pelo Xiaomi 12S Ultra, o software otimizará automaticamente as fotos com base em metadados.
O modelo tem preço sugerido a partir de US$ 900 na China, o que dá em torno de R$ 4.780. Por enquanto o novo smartphone ainda não está disponível no Brasil, mas nas próximas semanas é provável podermos comprar e experimentar esse “novo brinquedinho”.