World Press Photo 2013 para fotógrafo da Suécia

Anualmente, o concurso World Press Photo premia as imagens mais impactantes do noticiário internacional. Cenas de dor e morte em geral encabeçam a lista dos vencedores dessa importante láurea do fotojornalismo mundial.

A edição deste ano (a 56ª) não fugiu à regra e consagrou a fotografia do sueco Paul Hansen, do jornal Dagens Nyheter, cuja imagem de um cortejo fúnebre na Cisjordânia suplantou as de 5.665 outros profissionais de 124 nacionalidades que participaram do concurso, e deu a Hansen o título de “Fotógrafo do Ano” do WPP.

“É uma foto que eu jamais vou esquecer”, afirmou um dos membros da comissão julgadora do concurso. Tirada em novembro, a foto mostra um grupo de populares carregando os corpos de duas crianças, mortas em consequência de um ataque aéreo israelense desferido contra a cidade de Gaza. “A força da imagem está na maneira como contrasta a raiva e a dor dos adultos com a inocência das crianças”, descreveu o jurado.

Outras imagens igualmente fortes se destacaram no WPP 2013, que contempla nove categorias. Em especial flagrantes do conflito na Síria, que já matou em torno de 60 mil pessoas, segundo relatório da Organização das Nações Unidas.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá dia 25 de abril, em Amsterdã, na Holanda. Após isso, uma exposição com as fotos vencedoras irá correr o mundo. Para ver todas as imagens vencedoras, clique aqui.

Artigos relacionados