Wim Wenders: smartphones tornaram a fotografia “mais morta do que nunca”

O renomado fotógrafo e cineasta Wim Wenders acredita que a fotografia “está mais morta do que nunca” e que os smartphones são os culpados pelo fim da forma de arte. A afirmação foi feita durante um vídeo da BBC News, em que Wenders compartilha seus pensamentos sobre o panorama atual da fotografia.

Wenders acredita que parte da desvalorização da fotografia vem do fato de que, apesar de tantas outras fotos estarem sendo capturadas a cada ano, muitas poucas fotos estão sendo estimadas e apreciadas da maneira como eram antes.

“O problema com as fotos do iPhone é que ninguém as vê”, diz Wenders. “Mesmo as pessoas que as pegam não olham mais para elas, e elas certamente não fazem impressões.”

E mesmo que os telefones estejam sendo carregados com mais e mais recursos e filtros, Wender acha que eles podem não estar ajudando as pessoas a se tornarem fotógrafos criativos. “Eu sei por experiência que quanto menos você tem, mais criativo você tem que se tornar”, observa o fotógrafo.

Wenders acredita que a maioria das imagens feitas com o dispositivo não deveriam ser chamadas de fotografia. “Estou em busca de uma nova palavra para essa nova atividade que se parece tanto com a fotografia, mas não é mais a fotografia”, conclui. Assista abaixo ao vídeo na integra:

Sair da versão mobile